Itatiba sedia encontro estadual de capacitação para Defesa Civil

Equipe da Defesa Civil de Itatiba apresentou novos uniformes nesta quarta (08/02), entregues pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira

A Prefeitura de Itatiba recebeu na manhã e início de tarde desta quarta-feira (08/02) evento da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline recebeu membros da DC de diversos municípios, incluindo os da região de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí e Circuito das Águas.
Esta foi uma capacitação sobre as cartas geotécnicas de suscetibilidade e risco, para que o Poder Público Municipal de cada cidade possa fazer a aplicação integrada à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Eventos como esse são importantíssimos para que possamos estar sempre mais próximos e caminhar juntos neste momento. Esperamos continuar nesse trabalho conjunto, de Estado e municípios, onde quem ganha sempre é a população”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que voltou ao trabalho após 12 dias de férias e esteve na abertura ao lado do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno; e do tenente-coronel PM Araújo Monteiro, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil.
“Órgãos técnicos contratados pelo Estado produzem estes instrumentos que são fornecidos aos municípios para realmente se ter informações sobre a gestão do risco e a adoção de medidas pelos prefeitos de políticas públicas adequadas para levar mais segurança aos nossos cidadãos. Dia muito importante para nós”, declarou o cel. Monteiro, nesta véspera do Dia da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
“É um período chuvoso crítico, com enxurradas que ceifam vidas. Importante que as pessoas tenham consciência de não se colocar em risco – às vezes, 15cm de água já pode ser suficiente para derrubar e levar uma pessoa”, alertou cel. Monteiro.
Também compuseram a mesa de honra do evento o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado; Marcelo Fischer Gramani, geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo; Lauro Gracindo Pizzatto, superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – vinculada ao Ministério de Minas e Energia; e Cláudio José Ferreira, pesquisador científico do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado.
Implantação do mapeamento
As cartas geotécnicas de suscetibilidade e setorizações risco são ferramentas técnicas que têm o objetivo de identificar e classificar áreas no território municipal e foram elaboradas em atenção às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
A coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro, disse que Itatiba foi contemplada anteriormente com a ferramenta. “Implantamos a carta no nosso mapeamento de risco e temos usado inclusive no Plano Diretor. As orientações auxiliam não só na atuação da Defesa Civil como de todas as secretarias, do Sistema Municipal de Defesa Civil. Estamos sempre em conexão com a DC do Estado, recebemos os alertas, fazemos o monitoramento dos radares 24h e estamos sempre prontos ao atendimento”, frisou Leila. Ainda na ocasião, a DC de Itatiba recebeu das mãos do prefeito Thomás Capeletto novas calças e camisetas que compõem o uniforme da equipe.
A população também pode receber alertas da Defesa Civil do Estado através do serviço Alerta SMS. Para fazer parte, basta enviar um SMS -mensagem de texto via celular- com o CEP para o número 40199.
Crédito: Renato Jr./PMI