Prefeitura reforma Centro da Juventude para oferecer aulas da EJA ao Requalifica

Sala exclusiva é uma iniciativa das secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda e de Educação

Através de uma iniciativa conjunta das secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda e de Educação, a Prefeitura de Itatiba ampliará a atuação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. Neste mês, 46 bolsistas do Programa Requalifica, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, voltam às aulas.

São duas salas de estudo específicas aos bolsistas, instaladas no Centro da Juventude Elisa Amélia Franco, no NR Afonso Zupardo. Ao todo, são 46 alunos, sendo 28 que voltam aos estudos do Ensino Fundamental I – do 1° ao 5° ano – e 18 que farão o Fundamental II – do 6° ao 9° ano, seguindo o mesmo currículo escolar das demais unidades da EJA em Itatiba. As aulas terão início logo após o Carnaval, em 27/02.

O prefeito em exercício e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, visitou as instalações junto às secretárias Sueli de Moraes Tuon (Educação) e Jackeline Boava Monte (Governo), à coordenadora da EJA de Itatiba, Rosângela Fumachi, e à encarregada do Requalifica, Ivete Aparecida da Silva.

“Eles estão confiantes e felizes! Foi feito todo um levantamento com os trabalhadores sobre voltar a estudar e os interessados começam no fim deste mês. Para nós, além de ser uma alegria, é uma conquista termos mais duas turmas da EJA! Estamos há algum tempo fazendo reuniões, e tivemos todo apoio dos secretários envolvidos e equipe do Centro da Juventude. São duas salas muito bem equipadas, um espaço muito bom para esses alunos”, comentou Rosângela.

Dinâmica

A dinâmica dos novos alunos contará com atividades práticas de trabalho pela manhã, almoço no local e estudo à tarde, das 13h às 16h, com direito a café no intervalo. “É difícil a decisão de voltar a estudar depois de um tempo parado, onde tudo é novo. Procuramos trabalhar a autoestima deles, por estarem realmente tendo essa coragem. A vida deles já é uma grande aprendizagem e agora vem o estudo, onde buscamos passar o que precisam hoje no dia a dia para procurarem novos caminhos na sociedade. Acredito que o início das duas novas salas será um marco”, adiantou a coordenadora da EJA.

O local das aulas – Centro da Juventude Elisa Amélia Franco fica na Praça Marechal Castelo Branco – 14, NR Afonso Zupardo, é também um espaço cuidado pelos próprios bolsistas, incluindo PcDs. O telefone/WhatsApp de lá é o (11) 4487-2747, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Matrículas abertas

As aulas da EJA já começaram – no último dia 1°, via Rede Municipal de Ensino; no entanto, as inscrições seguem abertas até 17/02. São seis unidades com Ensino Fundamental. Basta comparecer a uma delas e apresentar cópia de RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.

Para aulas do 1° ao 9° ano – período noturno, são as Emebs: Inês Prado (San Francisco, 4524-5855), Nazareth (Porto Seguro, 4524-7212), Philomena (Afonso Zupardo, 4538-4950) e Chico Peroba (Vila Mutton, 4538-2868). Para aulas do 1° ao 5° ano – à tarde, é possível se inscrever para aulas no Cras I, no San Francisco (inscrições na Emeb Inês Prado, 4524-5855), e no Condomínio Residencial Getúlio Luvison (inscrições na Emeb Guiomar, 4524-0295).

Outras informações sobre a matrícula para a EJA podem ser obtidas pelo telefone 3183-0630, no ramal 2033, diretamente com a Secretaria de Educação, que fica no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, na Avenida Luciano Consoline – 600, Jardim de Lucca.

Crédito: Renato Jr./PMI