VI Conferência Municipal de Saúde apresenta 104 propostas

A VI Conferência Municipal de Saúde reuniu cerca de 200 pessoas entre profissionais de saúde, representantes de diversos setores da sociedade além de cidadãos no auditório da Universidade São Francisco (USF) com o objetivo de promover discussões amplas e qualificadas sobre os rumos da saúde, além de defender os princípios e diretrizes constitucionais deste direito e fortalecer o papel protagonista da população na construção do Plano Municipal de Saúde e a importância da qualificação da gestão por meio da participação da comunidade.

O município de Itatiba articulou com toda a população promovendo, anteriormente, 14 pré-conferências reunindo ao todo mais de 300 participantes em todas as regiões da cidade tendo como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Três eixos foram colocados em pauta, totalizando 104 propostas. No “Eixo I – Saúde Como Direito”, as propostas destacaram o acesso às atividades de atenção primária, do atendimento básico, da vacinação, o acesso às especialidades, além da garantia de que o Estado possa dar suporte aos municípios.

Já no “Eixo II – Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, os debates tiveram como mote o fortalecimento dos Conselhos Locais de Saúde, a criação de um Fórum Regional, além da consolidação da atenção em saúde mental e atendimento ao idoso, entre outros.

O Eixo III teve como temática “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS” e foram debatidas a transparência e prioridade dos recursos, papel fortemente desempenhado pela Secretaria Municipal de Saúde através de relatórios mensalmente apresentados ao Conselho Municipal, além do debate em torno da Emenda Constitucional 95/2016, que limita por 20 anos gastos públicos.

Ao todo 95 propostas são para a esfera municipal e 9 para a esfera macrorregional, cujos delegados também foram eleitos na Conferência Municipal. Todas as propostas aprovadas (relação em anexo) seguem para envio nas conferências Regional, Estadual e Nacional apresentadas como propostas do município de Itatiba.

“Tivemos muitas propostas importantes recebidas nessa Conferência. A participação das pessoas que são usuárias do Sistema Único de Saúde é fundamental para que saibamos com mais precisão como os avanços que implementamos estão sendo percebidos e quais os pontos que ainda precisamos agir dentro da nossa proposta para a saúde de Itatiba. Quem conhece o sistema é quem usa e vimos algumas ideias simples que podem ajudar muito. Parabéns a todos os participantes, funcionários e membros do CMS que ajudam o município com suas críticas, sugestões e elogios”, explicou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

“Entendemos que foi uma vitória muito importante para Itatiba toda esta mobilização em torno da nossa Conferência. Contamos com todo o apoio do Conselho Municipal de Saúde que cumpriu seu papel de maneira autônoma e de todos para buscarmos novas soluções para a saúde. Temos certeza de que fizemos um evento muito importante”, avaliou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fabio Luiz Alves.

PALESTRA

Também participou da Conferência o Dr. Giovanni Gurgel Acciolli, médico doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, professor da UFScar no curso de Medicina e atuante há mais de 30 anos no serviço público. Ele proferiu uma importante palestra sobre o tema da VI Conferência Municipal de Saúde de Itatiba agregando experiências bem sucedidas no SUS como um todo e seus respectivos desafios.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba