‘Defense Feminino’: Itatiba reúne mulheres de quatro cidades em treinamento de segurança pessoal

Segunda edição do evento teve palestra, exercícios práticos e cidadania

Mais de 90 mulheres de Itatiba, Louveira, Vinhedo e Campinas participaram do Defense Feminino Itatiba 2019, segunda edição do curso que traz à cidade técnicas exclusivas de defesa pessoal voltadas às mulheres. Totalmente gratuito, o Defense ocorreu na noite da última quinta-feira, 28/03, nas dependências da União Cultural Nipo Brasileira (Nibrait).

Após café, as participantes assistiram palestra da presidente do Conseg Jundiaí Leste, Andréa Bonamigo dos Santos, que trouxe dados sobre violência contra mulheres no país e direitos femininos. Exibidas no telão, histórias de mulheres que sobreviveram ao feminicídio e à violência emocionaram a plateia.
Universitários da FACAMP (Faculdades de Campinas) integrantes da ong internacional Enactus também participaram da noite, apresentando o projeto EVA, que viabiliza a comercialização de sabonetes artesanais produzidos por mulheres em situação prisional. Os universitários do Enactus apoiam todo esse ciclo produtivo, inclusive quando a mulher recebe a liberdade – atuando dentro e fora de penitenciárias, já na reinserção social.

Na sequência, o coordenador de instrução, tenente-coronel Eduardo Yasui do 49 º Batalhão de Polícia Militar do Interior, deu inicio às orientações sobre Krav Maga e ao aquecimento, para então seguir à parte prática, com simulação de ataques e técnicas de neutralização de agressores. Instrutores de pelo menos três cidades, todos ligados à escola Bukan, se revezaram nas explicações e simulações com as participantes.

A técnica israelense de defesa pessoal ensinada se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, é reconhecida mundialmente e fez sucesso entre as dezenas de mulheres, que se empenharam em executar à risca as orientações dos instrutores nesta segunda edição do Defense Feminino em Itatiba.

A noite foi fechada com sorteio de brindes, entrega de certificados de participação e uma celebração à cidadania. As centenas de fraldas geriátricas arrecadadas foram destinadas à Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer (RVCC) e à Associação Beneficente Força e Vida.

Realização – O segundo Defense Feminino Itatiba só foi possível com a colaboração da Bukan School of Krav-Maga, da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra Itatiba), da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba (ASRI), patrocínio da Unimed Itatiba e Academia R4 e apoio da União Cultural Nipo-Brasileira de Itatiba (Nibrait), Jornal de Itatiba Diário (JI), Central de Rádio e Notícias (CRN), ITV Brasil,Virada Feminina, Lixo no chão, em Itatiba NÃO, Kelli Sasso Fotos, TEM Itatiba e Grupo Rosa Itatiba.

Crédito das Fotos: Daniele Marzano, Keli Sasso e Patrícia Sanfins