Técnicos ambientais avaliam árvores da Praça da Bandeira

As obras de reforma e revitalização da Praça da Bandeira seguem acontecendo. Além da retirada de todo o mosaico português para nivelamento do solo, umas das etapas mais recentes foi a conclusão de uma avaliação ampla sobre a quantidade, espécies e situação fitossanitária das árvores do local.

O laudo técnico contratado constatou a existência de 41 árvores na Praça da Bandeira. Após a utilização de equipamentos específicos para esse fim, como um tomógrafo, a equipe técnica concluiu pela necessidade de um Plano de Manejo que contempla as podas de limpeza e de levantamento, retirada de parasitas e realização de adubações, entre outras práticas, objetivando tratamentos adequados a todas as árvores, no intuito de preservar os espécimes arbóreos.

Outro ponto deste laudo recomenda, como forma de evitar riscos de queda e, portanto, eventuais acidentes com usuários da Praça, a supressão de apenas quatro árvores, sendo um Alecrim de Campinas, que se encontra bem comprometido, duas quaresmeiras (que já se encontram mortas) e uma espatódea.

A Prefeitura solicitou que o Professor e Pesquisador da área de Silvicultura Urbana da USP/ESALQ, Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, fizesse, juntamente com a Engª Camila Prado Cenciani de Souza, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, uma avaliação confirmatória. O novo laudo técnico confirmou os dados levantados anteriormente e a necessidade de remoção de outras duas árvores: um pinheiro e um cipreste italiano.

APROVAÇÃO DO CONDEMA E COMDEPAHCTI

Os laudos foram apresentados aos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), em reunião realizada no dia 24 de setembro. Nessa reunião, com a presença de integrantes da Defesa Civil, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itatiba (AEAI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade São Francisco, AICITA, organizações sociais e secretarias municipais, levantou-se três alternativas, que foram debatidas entre os membros.

A alternativa escolhida, por unanimidade dos presentes, decidiu por suprimir a espatódea, que apresenta baixo vigor e as duas quaresmeiras mortas. Por outro lado, haverá uma tentativa de salvar o Alecrim de Campinas, realizando uma poda drástica, além de podas e tratamentos nas demais árvores. As supressões serão compensadas com novos plantios, como forma de manter a massa arbórea da Praça.

“Os laudos técnicos foram apresentados ao CONDEMA e ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Itatiba (COMDEPAHCTI), que anuíram a ação, ressaltando a necessidade de divulgação para o devido conhecimento da população. Vale destacar o extremo cuidado e carinho com que as árvores estão sendo tratadas, pois são como pessoas que precisam de comida (adubos), cuidados (podas e limpezas) e remédios (tratamento fitossanitário), objetivando desta forma integrada às demais ações, a revitalização do mais importante conjunto urbano e histórico de nossa cidade, a nossa querida Praça da Bandeira”, relatou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

Os procedimentos necessários devem ter início no mês de outubro.

Texto e Foto: Prefeitura Municipal de Itatiba