Sabesp amplia sistema de esgotamento sanitário de Itatiba

Em dezembro de 2018 a SABESP iniciou em Itatiba um projeto para melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário do município. As obras, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, estão programadas para serem encerradas em 2020 e têm a meta de implantar mais de 8 mil metros de redes coletoras.

Através do investimento de R$ 5,4 milhões, está em execução a instalação a partir da estação elevatória de esgotos localizada no Bairro da Ponte o interceptor Atibaia. Com 3,9 mil metros e 50 centímetros de diâmetro e levantado às margens do rio federal, o interceptor servirá para ampliar a capacidade de esgotos de Itatiba, gerando crescimento para a cidade, diminuindo a poluição dos rios e aumentando a qualidade de vida da população.

Após o término da instalação do interceptor, as estações elevatórias do San Francisco,  do Sindicato e do Esplanada serão desativadas não necessitando mais de constantes manutenções e reparações obedecendo à nova política de gestão adotada pela SABESP que visa a sustentabilidade através de práticas como a redução do consumo de energia elétrica e a otimização de recursos usados em operações de saneamento.

Dentro desta programação de obras, também está prevista a instalação de 4 mil metros de redes coletoras de esgoto no Jardim Leonor uma vez que uma grande parte do bairro ainda conta com sistemas individuais de esgotamento sanitário, as fossas sépticas. A previsão é que, após a conclusão das obras, mais de 630 imóveis da região passem a ter rede pública de esgotamento.

Fonte: Prefeitura de Itatiba