Professores da rede municipal visitam Bienal do Livro

No último sábado (04), 101 professores aproveitaram o dia na 25ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Os docentes tiveram a oportunidade de comprar livros, visitar estandes de editoras, assistir a entrevistas e rodas de conversa.

“A Secretaria de Educação contou com uma grande participação dos professores na visita à Bienal, cientes da enorme transformação que os livros fazem na vida dos alunos. Os professores das escolas públicas municipais puderam conferir os importantes lançamentos literários, visitar editoras, livrarias e distribuidores, além de participar de uma programação cultural. Além do uso do livro didático, os professores têm incentivado cada vez mais a leitura dos alunos, além de diversos projetos desenvolvido em todas as EMEBs e CEMEIs de Itatiba”, explicou o Secretário de Educação, Anderson Wilker Sanfins.

A ida até a Bienal faz parte do projeto Encontro Cultural, criado há anos pela professora Irene Fumach e retomado para que os docentes possam ter acesso à peças de teatro, exposições e outros eventos culturais. No dia 25 de agosto, dando continuidade ao projeto, cerca de 60 professores assistirão ao espetáculo “A noite de 16 de janeiro”, estrelado e dirigido por Jô Soares.

“Eu adorei a Bienal, os preços estavam acessíveis, tudo bem organizado, obras interessantes e grandes nomes divulgados, mesmo com um grande público que recebeu, conseguimos explorar os estandes e aproveitar todas as novidades. Para escola, um ganho muito grande, pois investimos em novas coleções, lindos livros atrativos que estimulam o desenvolvimento e o interesse das crianças. Com certeza sempre uma experiência maravilhosa”, comenta Pamila Adrielli Rodrigues Angelon, coordenadora do CEMEI Rosa Chrispim.

Para a professora Ellen Cristina Trevine, também do CEMEI Rosa Chrispim, essa visita tratá reflexos dentro da sala de aula. “Gostei demais da Bienal e estava bem ansiosa, pois nunca tinha ido. Achei algumas coisas muito legais para trabalhar com os meus pequenos, foi uma experiência muito valiosa, mal posso esperar pela próxima”, comentou.

“Eu gostei do passeio para Bienal, pelos preços dos livros e variedades literárias para todos os gostos”, disse a professora Arlene Maria Silva Vieira, do CEMEI Rosa Chrispim.

CAPACITAÇÃO SOBRE ANATOMIA HUMANA

As capacitações de professores da rede pública também ocorrem em diferentes locais. Na última quarta-feira (1), 18 professores de Ciências participaram de uma formação no Museu de Anatomia Humana – Afonso Bovero, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. A formação é oferecida como pré-requisito para os professores agendarem visitas com seus alunos ao museu no próximo ano.

Os professores conheceram a história do museu, que se iniciou a partir de trabalhos do professor Afonso Bovero, e puderam ver de perto peças dos diferentes sistemas humanos, com técnicas especiais de conservação. Com a visita, os professores puderam planejar como utilizar o espaço para complementar as aulas sobre o corpo humano.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Foto: Divulgação/Estúdio WTF