Polícia Militar e Prefeitura relançam o PROERD para 720 alunos

As escolas municipais de Itatiba ganharam um reforço no combate às drogas desde segunda-feira (6), com o início das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa já é tradicional na Polícia Militar e foi retomada pelo 49º Batalhão da PM no município.

O primeiro dia foi dedicado às aulas realizadas nas EMEBs “Júlio César”, “Maria Gemma”, “Chico Peroba” e “Luiz Pântano”, nessa última com presença do Capitão Osvaldo Guarizzo, Comandante da PM em Itatiba, do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e do Secretário da Educação, Anderson Sanfins.

O Capitão PM Osvaldo, comandante da Polícia Militar de Itatiba, disse que o projeto é importante para estimular os jovens a tomarem decisões corretas. “Se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. Na medida em que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas”, afirmou. “Desde que assumi o Comando da Policia Militar de Itatiba, nos empenhamos para reativar o PROERD na região de Itatiba, pois sabemos da importância do programa”, completou.

Ao todo, cerca de 720 alunos serão contemplados, entre eles 18 alunos de inclusão. Uma vez por semana, os alunos farão atividades em uma apostila específica do programa, inclusive com lições de casa, para serem cumpridas junto com os pais.

Tudo o que pudermos fazer para instruirmos nossos jovens e conscientizá-los sobre os malefícios das drogas, é válido. O PROERD é um programa reconhecido nacionalmente e reativá-lo após 4 anos é muito importante. Parabéns a todos os PMs envolvidos, em Itatiba sob o comando do Capitão Osvaldo Guarizzo, e à Secretaria de Educação. Aos alunos, aproveitem bem as aulas e lembrem-se sempre: para as drogas eu digo NÃO!”, comentou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Além da conscientização sobre os riscos do uso de entorpecentes, o PROERD também visa estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar, abrindo um diálogo permanente.

Já há uma agenda de atendimento nas escolas municipais nesse segundo semestre, com previsão de formatura em novembro. Ano que vem daremos continuidade com novas turmas. A ideia é fazer essa aproximação junto à PM, para que as crianças saibam como lidar se alguém lhes oferecer alguma substância ilícita”, explicou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Texto: Prefeitura de Itatiba

Foto: Renato Junior / PMI