Prefeitura repassa subvenção do seguro agrícola

A Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, fez o repasse da subvenção do seguro agrícola. O recurso foi entregue a 50 produtores de frutas da cidade e vem auxiliando os produtores como forma de precaução contra perdas financeiras recorrentes de imprevistos climáticos. O valor da subvenção foi de R$116.589,73.

“Hoje em dia o seguro é muito caro. Sem a ajuda da prefeitura, do governo federal e do governo estadual, seria impossível fazer. O governo federal ajuda com uma parte, o governo estadual com outra e a prefeitura ajuda com 40% dos gastos”, comenta Valdir Montico, agricultor.

“Hoje já saíram daqui dois representantes que participarão do grupo das câmaras técnicas de cada fruta, como na câmara do caqui, por exemplo. Assim podemos fazer força na Secretaria de Agricultura do Estado para que venham recursos de subvenção. Nunca foi tão importante o dinheiro da Prefeitura nessa subvenção, e nessa luta, já que os recursos do estado não estão chegando em tempo hábil para esses produtores”, explica a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

Ainda durante o evento foi explicado o Sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Agropecuária) e o professor doutor Ivan André Alvarez, da Embrapa Territorial, falou sobre a importância da criação de uma marca coletiva entre os produtores.

“A marca coletiva é uma maneira que temos de reconhecer o que está sendo feito pelo produtor rural. É uma forma de valorizar a forma de vida, o manejo que ele dá, além da qualidade do produto. A partir do momento que existe uma marca que concentra essa coletividade, ela é reconhecida e passa a ajudar agregar valor no produto”, explicou André.

Fonte do Texto e Crédito da Foto: Prefeitura de Itatiba