Prefeitura entrega 50 casas no Empreendimento Estrela do Amanhã

O pôr do sol de terça-feira, 27, teve um colorido especial no Empreendimento Estrela do Amanhã. E não foi só porque a tarde de inverno estava com temperatura amena. O tom especial veio mesmo de cada uma das 50 casas habitacionais de interesse social, que formam o empreendimento. As chaves foram entregues ontem para os moradores, que há anos esperavam esse dia.

“Nem acredito que vou morar numa casa que é minha, que vocês me deram. Estou muito feliz”, comentou Maria Aparecida Rodrigues. Ela não enxerga, está há 22 anos na cidade, e desde então batalhava por uma moradia própria. Agora, conseguiu e comemora.

Como a “Dona Cida”, outras 49 famílias se emocionaram na cerimônia, que contou com as presenças do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Jorge Nicolau, do Secretário de Obras e Serviços Públicos, Hermínio Geromel Jr, da Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro, Secretário de Governo, Jeferson Boava, também dos representantes da Caixa Econômica Federal, o Superintendente Regional em Jundiaí, Rafael Domingues Conéssa, o Gerente Geral de Itatiba, Carlos Eduardo Antunes Filho, entre outros representantes, além do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

“Muitas vezes você precisa viver a realidade pra você falar sobre isso. Eu sei o poder que tem uma casa na vida de uma pessoa. O poder de uma moradia popular. Eu nasci e morei mais de 25 anos numa casa popular com meus pais, que ainda moram lá, e hoje vendo a qualidade da casa que foi entregue, por meio dessa parceria com a Caixa Econômica, com a Associação dos Sem-Terra e a Prefeitura, vejo como a qualidade é superior à que recebemos no passado. São casas bem acabadas, com asfalto, pintadas, com sarjeta, aquecedor solar. Portanto, são 50 novas perspectivas de vida. Com o valor que vão economizar de aluguel, poderão oferecer um futuro melhor às suas crianças, que poderão ser prefeitos e prefeitas de Itatiba, vereadores, comerciantes, engenheiros, os melhores profissionais possíveis. Parabenizo a cada um que fez parte dessa vitória e que Deus abençoe o lar de cada uma dessas famílias”, comentou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Os novos lares são frutos da parceria firmada entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação e a Caixa Econômica Federal. Cada casa tem 43,38 m² e todas fazem parte do Jardim Filomena 2, que foi cuidadosamente preparado com toda a infraestrutura necessária, inclusive arborizado. Esse trabalho de arborização foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, por meio de reuniões na Associação dos Sem Terra, palestras, vistorias locais e gestão participativa para as tomadas de decisão. As mudas foram doadas pela prefeitura, bem como a mão de obra para o preparo dos canteiros. Os próprios moradores ajudaram no plantio, orientados pelos integrantes da Secretaria. Houve também plantio compensatório, numa área pública, também cedida pela prefeitura, para plantio de 420 árvores, com mudas também doadas pela administração municipal.

Entre os presentes, esteve ainda a diretoria do Empreendimento Estrela do Amanhã e a representante da Associação dos Sem Terra de Itatiba, Vera Fedel. “É uma luta muito árdua, mas valeu a pena. Se a gente não se organiza, com as famílias mais carentes, é impossível que elas comprem um teto sem a ajuda da gente. Se temos responsabilidade, compromisso, fé e lutar, somos capazes. E quando você faz algo justo, recebe apoio: da prefeitura, em todas as suas secretarias, e tantas pessoas engajadas na nossa luta de amor, de carinho, de equidade e justiça. Concluímos mais uma etapa”, afirmou Vera.

Ao fim do evento, foi descerrada a placa e os presentes visitaram uma das moradias que fazem parte do empreendimento. “A Prefeitura de Itatiba, preocupada com os mais carentes e necessitados, entrega hoje essas 50 casas. Foi muito trabalho para chegar até aqui, muitas reuniões e atendimentos, de todas as secretarias da Prefeitura de Itatiba, que hoje muda para melhor a vida desses moradores. Que isso seja o ponto de partida de um futuro melhor para todos”, completou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Jorge Nicolau.

Fonte: Assessoria de Imprensa /
Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Itatiba