1ª Festa Agrícola de Itatiba reúne 10 mil pessoas no Parque da Juventude

A 1ª Festa Agrícola da história de Itatiba foi um sucesso. Planejada a princípio para ser uma festa pequena, acabou tomando proporções acima do esperado e recebeu cerca de 10 mil pessoas durante os dois dias de duração.

“Foi muito humilde e emocionante nossa 1ª Festa Agrícola de Itatiba! Parabéns a todos os envolvidos: Associação dos Cavaleiros, Casa da Agricultura, Sindicato Rural, entidades assistenciais, servidores, voluntários, palestrantes, artistas, Secretaria de Cultura e Turismo, com o secretário Washington Bortolossi e em especial à equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, da secretária Dorothéa Monteiro, que do início ao fim caprichou em cada detalhe da organização. A Festa Agrícola veio pra ficar!”, disse o Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

A abertura da festividade aconteceu às 10h do sábado com a presença do Prefeito Douglas Augusto, autoridades e o público em geral. Após a abertura, veio a primeira atração do fim de semana: o Concurso de Melhor Bolo de Fubá de Itatiba. Enquanto a Orquestra de Violeiros “Canto da Terra” de Joanópolis executava com perfeição seu repertório, o júri formado por um representante técnico do ramo gastronômico, um representante da Prefeitura do Município de Itatiba e um representante do público escolhido aleatoriamente na plateia experimentava e julgava os bolos dos inscritos para participar da competição.

Após o julgamento, veio o resultado e não poderia ser mais emocionante. A concorrente Eliana Cristina Bonifácio de Toledo foi escolhida como a dona do melhor Bolo de Fubá de Itatiba e contou um pouco de sua história. “Há um ano pedi a Deus uma maneira de ajudar meu marido a aumentar a nossa renda. Então fiz um curso no Fundo Social de Solidariedade e comecei a fazer bolos para vender e ajudar em casa. Então essa vitória tem um sabor muito especial pra mim e pra minha família”, disse.

Em seguida, foi a vez da Companhia de Dança Catira de Joanópolis subir ao palco para resgatar o estilo bastante utilizado no campo nas festas de antigamente. “A 1ª Festa Agrícola de Itatiba desde a sua concepção carrega o objetivo de resgatar os valores do campo e fazer a aproximação entre o homem da zona urbana com o homem da zona rural, além de valorizar o trabalho da comunidade agrícola que ainda hoje é uma das bases de sustentação não só de Itatiba como de todo o Brasil”, disse a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura.

“Minha gratidão ao Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira por abraçar a ideia e apoiar essa Festa do começo ao final. Meu muito obrigada também às secretarias municipais, produtores rurais, expositores e entidades assistenciais que participaram brilhantemente da festividade garantindo o seu sucesso. E ao público em geral que compareceu e aproveitou ao máximo o evento. Foi gratificante ver famílias inteiras se divertindo e prestigiando os nossos agricultores”, completou.

Com uma área voltada à exposição, produtores agrícolas e expositores ofereceram ao público seus produtos durante todo o final de semana e o resultado se mostrou promissor. No ramo de produção, foram vendidas 203 bandejas/ cumbucas de hortaliças e legumes, cerca de 280 kg de frutas, 159 litros de produtos líquidos (vinhos, sucos, vinagres, entre outros), 84 kg de mel, 347 vasos de plantas e flores (orquídeas, suculentas, entre outros), 60 kg de produtos orgânicos, 1.000 mudas de hortaliças e legumes e 140 unidades de outros produtos como vidros, compotas e geleias.

Já os expositores, além de fazer a divulgação de seus serviços, computaram a venda de mais de 160 produtos entre artigos de selaria, tanques para vinho, bolsas para colheita, entre outros, com destaque para as 5 toneladas de Fertilizante Organomineral vendidas no decorrer da festividade.

A tarde de sábado foi voltada para a capacitação dos produtores rurais. Uma mesa redonda foi colocada à disposição do público e, nela, alguns palestrantes puderam abordar temas de interessa da comunidade agrícola. Às 14h, Isabel Harder, da Prefeitura Municipal de Jundiaí, falou sobre a Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada e a abertura de novos mercados. Em seguida, Eduardo Betim, representando a COMTUR, explanou sobre o Turismo Rural como forma de estímulo ao agronegócio. A Secretária Dorothéa Monteiro marcou presença abordando o seguinte tema: Políticas Públicas de Estímulo às Boas Práticas Ambientais. E a primeira etapa dos workshops terminou com Osvaldo José Maziero, da Associação de Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, que palestrou sobre Produção Integrada de Morango, política pública de Incentivo às boas práticas agrícolas.

Às 16h, começou a segunda rodada de palestras na mesa redonda sob a temática “Agricultura, cenário atual, desafios e oportunidades”. Neste segundo período, os produtores rurais João Carlos Fonte Basso, Rodrigo Parise e Cláudio Toledo falaram respectivamente sobre a Produção Orgânica de Caqui Mercado atual, a Exportação oportunidade de negócios e o Panorama atual da Agricultura Itatibense.

O dia ainda contou com as apresentações do cantor itatibense Ítalo Viana que, com um repertório recheado de sucessos do sertanejo universitário, animou o público presente no Parque da Juventude e a dupla itatibense Pedro Henrique e Gabriel Bryan que fechou a programação do sábado levantando a plateia com música sertaneja de qualidade.

No domingo, a programação começou mais cedo. Logo às 9h da manhã, foi oferecido um workshop sobre a produção de orquídeas. Enquanto isso, na entrada do Parque da Juventude, cerca de 300 cavaleiros e alguns carros de boi,com o apoio da Associação dos Cavaleiros de Itatiba, se juntavam para, a partir das 10h ,sair pelas ruas da cidade num bonito desfile que emocionou o público que o acompanhou.

No lado de dentro do parque mais uma apresentação de dança catira era oferecida ao público. Só que dessa vez, a performance foi dos alunos da EMEB “Maria Gemma Rela Reinaldo”. Logo em seguida, foi a vez dos alunos da EMEB “Sônia Rita Penteado Aguiar Santos” apresentarem um espetáculo de Dança Nordestina. Depois deles, a Quadrilha do Grupo da Melhor Idade animou a plateia com uma apresentação repleta de vivacidade e alegria.

Logo após as apresentações, o público com o astral elevado por conta da bonita festa recebeu uma excelente notícia por parte da Administração Municipal ao presenciar a cerimônia de entrega de 32 novos ônibus para o transporte público da cidade.

Depois do momento solene, centenas de famílias aproveitaram as excelentes opções de refeições oferecidas pelas entidades assistenciais durante toda a 1ª Festa Agrícola para juntas almoçarem aproveitando o dia ensolarado com a Orquestra de Violeiros de Itatiba entoando belas canções ao fundo.

O último período do evento começou com diversas brincadeiras que contaram com a participação do público e com o pau de sebo se tornando a grande atração do momento com uma multidão em volta da brincadeira acompanhando e torcendo pelo êxito dos que se candidataram a concluir o desafio.

Às 14h, a Companhia de Reis de Itatiba fez uma belíssima performance emocionando a plateia que, logo em seguida, foi agitada pelo cantor Rick Brandão de Itatiba que apresentou um repertório repleto de sucessos do forró, sertanejo e vaquejada.

Então, já se aproximando do final do dia, com todas as mudas já doadas e a barraca da COBEMA encerrando seus trabalhos após doar todos os animais levados o evento, o público começou a se aglomerar em frente ao palco para receber a atração mais esperada do fim de semana e a expectativa não foi frustrada. A cantora Mariângela Zan subiu ao palco e, com um repertório repleto de sucessos, sacudiu o Parque da Juventude com seu carisma e qualidade musical. Ressaltando a alegria de retornar à Itatiba e relembrando o seu pai Mário Zan, aceitou sugestões da plateia e embalou a multidão de todas as idades que dançou e cantou até o final da apresentação.

Ao final da 1ª Festa Agrícola de Itatiba, restou a alegria, a satisfação de ver os agricultores sendo homenageados e a certeza de que a festividade agora é uma realidade. Ano que vem, com certeza tem mais!

Fonte: Assessoria de Imprensa/
Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Itatiba