Pelo 11º ano consecutivo, Romeiros de Itatiba seguem até Aparecida

“Santa Maria Rogai Por Nós”.

Na noite desta sexta-feira (12/10) o grupo Peregrinos da Fé seguiu de Itatiba para Aparecida, no Vale do Paraíba. Neste ano o número de fiéis aumentou, são 37 Devotos caminhando e 13 no apoio em 250 km de caminhada, a saída é feita da Igreja Santo Antônio às 20h e chegada prevista para o dia 19, às 12h. As pessoas andam em grupo e tem aquelas que preferem caminhar sozinhas para ter o momento íntimo com Deus agradecendo, pedindo ou rezando o terço.

O percursor desta ideia foi José Benedito Correia da Silva (Zé Dito), 66 , morador do Jardim Harmonia, que participava de romarias nas capelas de Itatiba e Pirapora, mas sua vontade mesmo era estender esse percurso até Aparecida. O carro que leva a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que este ano recebeu do marceneiro Carlos Rosseto uma estrutura mais leve e flores novas, conduzido por Chico Mineiro, acompanhado da esposa Rosana Toledo e da pequena Duda fez a parada obrigatória de 11 anos consecutivos no “Bar do Naná”, no Bairro Novo Horizonte.

São utilizados 4 carros de apoio e 2 caminhões. O de cozinha equipado com geladeira, fogão e freezer que as pessoas levam os mantimentos e onde um dos pioneiros da romaria Edilson Donizete Leite (Zé Trovão) prepara e serve as refeições na hora: “É tudo muito bem servido, no café da manhã temos diversos tipos de frios, frutas, pães, leite, café, suco, manteiga, bolachas, no almoço e jantar variamos com carne, linguiça, frango, feijão e arroz”, comenta ”. E o caminhão dormitório com toda a bagagem: 70 malas, 50 colchões e roupas de cama, conduzido por Jeferson Marin acompanhando de sua filha Júlia, 5 anos.

Durante o trajeto de 7 dias o primeiro é o mais difícil pois são 54km de Itatiba até Piracaia, os outros trajetos são de aproximadamente 40km (Saída Itatiba, Jarinú, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim e Aparecida). A resistência física se supera, os pousos em lugares determinados geralmente no meio do mato, são simples somente para dormir e tomar banho.

Toda saída é às 2h30 da manhã devido ao sol forte, são aproximadamente 13 horas de caminhada até o próximo pouso . Quando chegam no destino por volta das 15h as malas já estão acomodadas e a comida pronta para ser servida.

O Padre Tarcísio Spirandio orientou sobre a jornada daqueles que estão indo pela primeira vez, abençoou todos os romeiros antes da partida aconselhando que, durante o percurso, rezem, descansem, conversem bastante e estejam alegres porque felicidade é um estado de espírito.

Na bênção antes de prosseguir com a romaria, dentre tantos momentos de gratidão que tomaram conta da Paróquia Santo Antônio, a cura pela Fé de um linfoma (tipo de câncer que afeta os as células responsáveis por proteger o organismo contra infecções e doenças) e de uma leucemia foi falada em depoimento emocionado por Maria Camila de Toledo Coelho, 40, moradora do Recanto do Parque, mãe de Vinícius e Miguel: “Eu já era mãe do Vinícius e há 8 anos, em um momento muito feliz da minha vida com o nascimento do meu segundo filho Miguel, recebi a triste notícia que estava com câncer de linfoma e vi meu mundo desabar, mesmo o médico me dando grandes chances de vida e eu tinha razões imensas para lutar! Consegui a cura em 6 meses. No ano passado (2017) descobri que estava com leucemia, com poucas chances de sobreviver e precisava urgente de um transplante, alguém para salvar a minha vida! Meu irmão mais velho Artur Toledo, 41, foi 100% compatível e dia 20/10/2017, quando os Peregrinos da Fé voltavam para Itatiba, eu estava no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, para fazer o transplante com a bênção do padre Tarcísio e hoje, após um ano, estou dando meu depoimento para agradecer à Nossa Senhora de Aparecida e à todos que pediram Sua intercessão por mim”, finaliza.

A cada ano o número de peregrinos só aumenta, são Devotos Fieis de Nossa Senhora de Aparecida. Desejamos que esta Fé que move montanhas continue a abençoar a jornada de vocês e a todos os itatibenses!

Reportagem: Daniele Marzano (www.temitatiba.com.br)