O grande natal da Família Bredariol

Ceia e Almoço de Natal nos remetem a uma grande família reunida em volta de mesas com toalhas brancas e vermelhas, pratos, taças, talheres, guardanapos decorados com desenhos típicos aguardando o banquete dos quitutes natalinos.

A professora Marina Bredariol Almeida nos recebeu em sua casa e contou sobre esta tradição familiar que reúne mais de 100 pessoas, entre amigos e familiares, nos dias 24 e 25 de dezembro.  Na noite da última quinta-feira, 20, cinquenta pessoas da família rezaram o encerramento da novena em homenagem à matriarca Luiza Paladino Bredariol, falecida há 10 anos .

Vó Luiza tinha o hábito de servir crostoli e biscoito de nata, hoje trazida de uma fazenda em Minas Gerais pelo neto Matheus Bredariol Almeida, para celebrar a entrada do natal. A neta Manoela Bredariol, 38, herdou esse hábito e deu continuidade, inclusive recuperando o caderno de receitas de sua avó quando tinha 10 anos de idade.

 As crianças da família apresentaram canções natalinas e “Bella Ciao”, tema da série La Casa de Papel, da Netflix,  conduzidos pela professora  de italiano Paola Giani.

A casa de Marina Bredariol na Vila que leva o sobrenome da família é como coração de mãe “sempre cabe mais um“.  Este carinho pelo Natal foi herdado da Vó Luiza, uma mulher batalhadora e bondosa que gostava de receber visitas :“ Quando éramos crianças não tínhamos recursos e mamãe servia pão com manteiga e café com leite para todos que brincavam na nossa rua. Nos aniversários ela fazia um bolo e conforme meus irmãos foram casando existia também uma comemoração. Natal e Reveillón sempre foi sagrado para nós, após o almoço do dia 25/12 temos a tradicional tarde do baralho e presenteamos nosso amigo secreto Minha mãe queria a família reunida. Natal é Ressurreição de Cristo, para mim representa família unida e nós brindamos a vida! Graças a Deus nossa família é abençoada e estamos juntos o ano todo, é isso que faz com que tenhamos força para seguir adiante pois Cristo está presente em nós”, comenta Marina.

A ceia é feita pela própria família na casa de Marina nos dias 24 e 25/12, nada é levado pronto, tudo é feito na hora e cada membro da família fica responsável por uma parte. A estrutura da residência foi pensada nisso com 2 cozinhas (uma interna, a outra externa), 2 geladeiras,1 freezer, 1 forno industrial e 1 fogão de 6 bocas .

A nora Flavia prepara as guarnições, a filha Manoela fica com os doces e patês, o filho Matheus e o genro Josivan ajudam nos temperos e bebidas, o esposo Milton tempera e assa todas as carnes, os netos Julia, Livia, Leonardo e Arthur arrumam a mesa e decoram todo o quintal com enfeites que ficam guardados em um armário próprio para o Natal e outros que são comprados em feiras específicas no decorrer do ano e a irmã Nice faz o planejamento financeiro que é dividido entre as famílias.

Esse cardápio suculento repleto de amor e elaborado para não haver desperdícios contém: lasanha, arroz ,macarrão, leitoa, viradinho de feijão, lombo, pernil, chester, bacalhoada, strogonoff de palmito com queijo, strogonoff de carne, peru, farofa, maionese, saladas diversas, salpicão, patês, frutas, sorvete, gelatina de abacaxi, merengue, pudim, torta de frutas vermelhas, torta holandesa, petit gateau, panetone, rocambole de baunilha e doce de leite e manjar de coco com ameixa.

Sobre Luiza Paladino Bredariol

Estudou até a 4º série na Escola Júlio César. Trabalhou na Roça e foi dona de casa, criou seus 10 filhos para sempre terem respeito ao próximo, prezava pela amizade sincera,  tinha como lema não deixar nada pela metade e acreditava na força de Deus.

A família Bredariol nos mostrou uma entrevista que Vó Luiza concedeu ao “Jornal de Itatiba Diário”,intitulada “Gente de Destaque” , datada no ano 1998.

Nela, Luiza diz que seu hobby predileto era cuidar da horta, verde era sua cor preferida, que a honestidade e força do trabalho para vencer são características admiráveis no ser humano, que não tolerava mentiras e desprezo e seu cantor preferido era Roberto Carlos. A Vó Luiza também tinha gratidão a todas as pessoas a ajudaram quando seu marido faleceu, que sentia saudades de sua filha Elizabeth e que o companheirismo era essencial para existir a união. O ídolo do esporte era Bebeto e que a energia positiva em sua vida vinha dos netos e bisnetos.

Vovó Luiza com seu coração enorme deixou uma herança de valor inestimável, a união familiar. E nós, além de termos o privilégio de contar um pouco de sua história, compartilhamos com os leitores suas duas receitas que ainda fazem sucesso percorrendo décadas e adoçando a vida de muita gente!

Crostoli:  Ingredientes –  6 ovos, 2 xícaras de açúcar, 50 gramas de margarina, 1 pitada de sal, Meio copo de leite Meio copo de pinga, 1 colher (sobremesa) fermento em pó, maios menos 1 kg de farinha de trigo e óleo para fritar. Misturar os ingredientes, fritar em pequenas moldes e peneirar açúcar.

Biscoito de Nata: Ingredientes – 1 xícara de açúcar, 1 xícara de maizena, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 xícara de nata, 1 pitada de sal, canela em pó a gosto. Misturar todos os ingredientes e amassar até dar o ponto de enrolar, faça bolinhas e achate-os com um garfo. Coloque em forma untada até dourar (Rende 100 biscoitos)

A Família Bredariol deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Reportagem: Daniele Marzano