Itatiba avança em ranking ambiental e conquista a 13º posição no PMVA

Mais uma grande conquista para Itatiba foi anunciada na tarde de quinta-feira (20), quando o Programa Município VerdeAzul (PMVA) revelou os municípios certificados em 2018, durante o XI Encontro Estadual no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

Itatiba melhorou sua pontuação, passando de 17º para 13º lugar, com 89,53 pontos. Pelo segundo ano consecutivo, é o melhor resultado obtido pelo município.

“Hoje é um dia que entra para a história do comprometimento de Itatiba para com o Meio Ambiente. A pontuação reflete o grande trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria, que se preocupa e se dedica a cada detalhe, desde as flores nos canteiros, até a preservação de nascentes”, comemorou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, que esteve na premiação.

Em 2018, a disputa foi mais acirrada, exigindo um desempenho melhor, pois mais municípios foram certificados (passando de 53 para 69, entre os 610 do Estado de São Paulo), bem como a pontuação de cada um aumentou, comprando com 2017.

“Estamos muito felizes com o resultado! A nota é a soma do que realizamos em 10 diretivas, que falam sobre o uso de solo, esgoto, recursos hídricos, educação ambiental, arborização, etc. Tivemos diretrizes com nota máxima, sendo que agora o desafio é manter esse desempenho, pois a continuidade das ações conta muito”, comentou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro. “Identificamos também que as diretrizes de arborização e esgoto são as que mais vão necessitar nossa atenção daqui para frente”, finalizou.

Entre os projetos que pontuaram nesta edição estão o Programa “Horta, Sabor e Saúde”, a efetiva utilização do CEAI – Centro de Educação Ambiental, ações de resgate e reabilitação de animais capturados pela Guarda Municipal Ambiental ou Florestal, incluindo o acompanhamento da soltura dos mesmos em parceria com a ONG Associação Mata Ciliar, a brigada de incêndio rural, o projeto para desenvolvimento do piloto de Floresta Urbana, entre outras ações de um extenso relatório.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Em 2019 inicia-se mais um ciclo de ações. “O Parque da Juventude agora tem uma verba liberada pela Secretaria Estadual de Turismo e assim poderemos revitalizar, por exemplo, o Espaço Águas. Tem o Lago do Camata, que entregaremos revitalizado durante o mês de janeiro, a recuperação dos gabiões nas margens do Ribeirão Jacaré, cinco mil mudas para colocar nas nascentes, além de todo um trabalho com relação à saúde animal, aumentando as castrações e a microchipagem”, destacou o Prefeito Douglas Augusto .

Fonte do Texto: Prefeitura de Itatiba
Crédito das Fotos: Frank Toogood e Márcio Megda PMI