Novas instalações da Estação Retransmissora de TV são entregues à população

Local recebeu o nome de “José Carlos Creace”, que dedicou décadas a manter o sinal de TV operando em Itatiba

Na tarde desta quinta-feira (03/03), a Prefeitura de Itatiba entregou as novas instalações da Estação Retransmissora de TV, popularmente conhecida como antiga “Estação do UHF”, na Avenida da Saudade. O local agora também recebeu um nome oficial, “José Carlos Creace”, uma homenagem à memória do servidor que dedicou mais de 40 anos a garantir que o sinal de TV chegasse às casas itatibenses. A nova estação retransmissora tem casa de máquinas com refrigeração adequada, além de melhorias de aterramento para proteger o equipamento. Tudo para garantir maior qualidade de imagem e áudio na retransmissão do sinal digital de televisão de diversos canais aos moradores da cidade.

A obra, que conta com melhorias físicas e tecnológicas, foi feita por equipes da Prefeitura de Itatiba, em parceria com os canais que já têm equipamentos de retransmissão no município. E, novos canais também já estão previstos, em tratativa entre a Prefeitura e emissoras. A Rede Vida, por exemplo, voltou recentemente a ser captada em Itatiba.

“Democratizamos a distribuição do sinal aberto de TV em Itatiba, levando, de forma gratuita e com boa qualidade de som e imagem, a programação de, pelo menos, oito canais de televisão à toda população da cidade”, pontuou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira no evento de entrega.

“Com essa correção técnica e esse investimento, agora o sinal chega a praticamente todos os itatibenses”, completou o secretário de Administração, Eduardo Sesti Junior.

Com sinal digital desde 2018, a estação não tinha capacidade técnica suficiente para cobrir toda a cidade. Agora, com a desativação da antiga antena, de 30 metros de altura, e a efetiva utilização da mais atual, de 50 metros, há sensível diminuição da área de sombra – que impedia a sintonização adequada dos canais em vários bairros de Itatiba.

Testes foram feitos nas últimas semanas e já se verifica melhora. “Várias pessoas têm nos ligado, informando que agora conseguem assistir nossa programação”, diz Marcelo Joly, responsável pela ITV Brasil, emissora de TV de Itatiba.

Atualmente a população pode sintonizar, em sinal aberto e digital, os seguintes canais:

TV Cultura (02, 21 e 22)

Band TV Regional (04)

TV Thati – Record (06)

Tv Tem – Globo (19)

Rede Século 21 (23)

VTV – SBT (30)

Rede Vida (34)

ITV Brasil (50.1)

A entrega das novas instalações da Estação Retransmissora de TV foi acompanhada, além da família do homenageado, por autoridades municipais e imprensa de Itatiba e região.

História de décadas

“Carlinhos do UHF”, “Carlão do UHF”, “Creace do SIT”. Todos esses nomes fazem parte da história da retransmissão de TV em Itatiba e se referem a mesma pessoa, o homenageado José Carlos Creace. Falecido em março de 2018, Creace foi zelador e técnico do local por cerca de quatro décadas. Com carreira iniciada na TV Tupi, em Campinas, veio para Itatiba na década de 1970, quando ficou responsável pelo antigo SIT – Serviço Itatibense de Televisão, ainda em sistema UHF.

A homenagem partiu de um projeto de lei encampado pelo vereador Galo Herculano, aprovada por todos os vereadores de Itatiba. Em nome da família, presente à homenagem desta quinta-feira, sua neta Izadora Creace lembrou que o avô dedicou a vida ao trabalho, gerando memórias em todos os familiares, sempre tendo a estação como ponto de encontro. “Nossa família cresceu e se formou aqui. A transmissão da TV em Itatiba era a vida dele”, falou, emocionada.

Fonte da informação: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba