Motivado pelo Dia das Mães e baixas temperaturas, SCPC da Aicita recupera bons índices em maio

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) de maio divulgado hoje (02/06/22) recuperou os bons índices. Parte deste melhor desempenho frente a abril se deve à segunda melhor data comercial do ano, o Dia das Mães, comemorado em 8 de maio.

Outro impulsionador foi a queda brusca de temperatura quase um mês antes do início do inverno. Isso levou muitos consumidores às ruas em busca de cobertores, agasalhos, blusas, casacos e botas, por exemplo.

Por estes e outros motivos, o índice de consultas de maio em Itatiba foi o maior do ano até o momento. Foram 4.212 consultas para as vendas a prazo, resultando em um aumento de 25,9% frente a abril, quando foram feitas 3.343 consultas no sistema.

Maiores do ano

Os demais índices do balanço do SCPC também surpreenderam positivamente no balanço de junho registrando os melhores resultados até o momento para o ano de 2022. Houve aumento de 47,2% nos cancelamentos, passando de 161 em abril para 237 pessoas em maio que quitaram suas dívidas e tiveram o nome retirado do sistema. O resultado deste ano também é 20,3% maior se comparado com o mesmo período de 2021 (197 em maio do ano passado).

Continuam as comemorações ao observar o índice de registros: foram incluídos apenas 218 nomes na listagem de devedores do SCPC – a menor do ano até então. É uma queda de 49,4% em comparação a abril, quando foram registrados 431 CPFs. Em comparação a maio de 2021, quando tiveram 330 inclusões, a diminuição é de 33,9%.

Na RMC

A expectativa é de que os bons números continuem no próximo balanço, desta vez motivados pelas vendas do Dia dos Namorados, a ser comemorado em 12 de junho. O movimento em Itatiba deve acompanhar o esperado para o comércio da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de aumento de 7,5% no faturamento em comparação com 2021. A data deve movimentar R$ 241,5 milhões em compras, segundo levantamento pelo economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins. O valor médio do presente deve ter 4% de aumento, que atingindo R$130.

Texto: Tatiana Petti/Aicita – Imagem: Divulgação/Aicita