Doação de Mudas nesta sexta (03/06) marca celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Praça da Bandeira volta a receber ação, que terá 5 mil mudas disponíveis

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove nesta sexta-feira (03/06) a volta da doação de mudas na Praça da Bandeira. Serão cerca de 5 mil mudas de árvores frutíferas e nativas, temperos, plantas medicinais e chás.

A ação terá início às 10 horas e segue até as 14 horas. Para atender a um maior número de pessoas, cada um poderá levar até duas mudas para casa. Todas vão ser entregues etiquetadas.

Pede-se apenas que cada pessoa leve sua própria embalagem para o transporte das mudas, preferencialmente embalagens sustentáveis, como ecobags ou caixas de papelão.

Confira quais mudas estarão disponíveis:

Árvores frutíferas: Pitanga, Ameixa/Nespera, Acerola, Cereja Rio Grande, Ingá, Uva Japonesa, Jambolão, Jaboticaba, Bacupari, Cabeludinha, Tamarindo, Mamão, Araçá, Grumixama, Manga, Mexerica Bode e Romã.

Árvores ornamentais: Dedaleiro, Oiti, Quaresmeira, Ipê (Rosa, Amarelo e Branco), Ipê Jardim, Mirindiba, Jatobá, Aroeira Pimenteira e Cafezinho (Ardísia).

Temperos e chás: Macela, Poejo, Menta, Boldo, Erva Doce, Hortelã Maçã, Erva Cidreira, Penicilina, Bálsamo, Citronela, Pimenta, Almeirão, Tomilho, Manjericão, Coentro, Cebolinha e Salsinha.

Dia do Meio Ambiente

A data é comemorada anualmente no dia 5 de junho, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Em Itatiba, além da ação de doação de mudas, eventos internos também celebram a data. A Secretaria da Educação, via Centro de Educação Ambiental de Itatiba (CEAI), está promovendo lives entre alunos de grêmios estudantis e também professores da rede municipal de ensino para debater as emergências climáticas e os 30 anos de realização da Eco92.

Crédito: Arquivo/PMI