Motivação e estética de mulheres mastectomizadas foram temas de palestras nesta segunda (8)

Evento integra Outubro Rosa da Casa

Na noite desta segunda (8), ocorreram duas palestras no Teatro Ralino Zambotto referentes à campanha Outubro Rosa. A psicoterapeuta Tais Bosa falou sobre motivação. O outro tema da noite foi estética paramédica a mulheres mastectomizadas, abordado por Eliana Giaretta.

Motivação

Para Tais Bosa, a verdadeira motivação “é algo intrínseco e está dentro de nós, ou seja, vem de fatores internos e está ligada a gostos pessoais”. Já a motivação extrínseca vem de fatores externos ao indivíduo, como bens materiais, filhos, ou realizações como emagrecer ou empreender.

A motivação intrínseca é baseada em três pilares: autonomia – assumir toda a responsabilidade por sua realização pessoal; domínio – esforçar-se diariamente para ser uma pessoa melhor; e propósito – encontrar uma causa que seja maior do que as suas ambições pessoais.

“Desse modo, para motivar-se, é necessário descobrir e definir seus objetivos, ser disciplinado em suas ações e usar a persistência com inteligência”, afirmou Tais. “O grande limitador da vida de vocês são vocês mesmos. Embora a gente receba crítica e influência do meio externo, a decisão é individual”, afirmou.

Tais também lembrou a aplicação do princípio da programação neurolinguística relativo à capacidade: “se outra pessoa com as mesmas habilidades consegue fazer alguma coisa ou obter algo, você também pode”.

Um exercício interessante para alcançar os objetivos é dividi-los em grupos, de acordo com sua importância e urgência. Outra prática consiste em transformar as tarefas em outras menores, tornando-as menos árduas e desocupando a mente.

Micropigmentação

Eliana Giaretta, diretora da Academia Brasileira de Micropigmentação, trouxe o tema da estética paramédica a favor de mulheres mastectomizadas.

“Toda mulher que teve câncer de mama tem como proposta a superação. O seio para a mulher significa sensualidade, feminilidade e, principalmente, maternidade. Depois que passa a cirurgia é hora de resgatar sua autoestima. Nesse momento entra a micropigmentação”, afirmou Eliana.

Ela exibiu imagens com os resultados da micropigmentação, além de vídeo com depoimentos de ex-pacientes que passaram pelo procedimento.

Eliana informou, ainda, que atende pacientes de maneira voluntária em sua clínica e hospitais. Neste Outubro Rosa, em parceria com a Prefeitura, a Academia vai fazer gratuitamente a reconstrução de aréolas para aquelas mulheres que já têm a mama reconstruída.

Próximos eventos

Ao final das palestras, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes, agradeceu a presença de todos e anunciou os próximos eventos do Outubro Rosa. Na quarta-feira (10), às 14h, haverá chá da tarde no centro de Convivência do Jardim Vitória. Os convites podem ser retirados no local e o evento é especialmente destinado à terceira idade.

No Plenário da Câmara, na terça-feira que vem (16), às 19h, ocorrerá a palestra “Cinco passos para ser uma mulher linda, inteligente e poderosa”, por Márcia Costa e Michele Savariego. Os convites poderão ser trocados no Museu “Padre Lima” por um litro de leite, que será doado à Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer.

Texto e Fotos: Câmara Municipal de Itatiba