“Bem Nascer” já atendeu quase mil futuras mamães com enxovais e orientações

Na última sexta-feira de cada mês, o Fundo Social de Solidariedade tem um encontro marcado com as grávidas que são acompanhadas pelas unidades de saúde de Itatiba. Durante a manhã, elas recebem orientações e produtos que vão auxiliá-las nos primeiros meses após o nascimento da criança.

As reuniões acontecem no auditório da Santa Casa de Misericórdia. Desde 2017, mais de 960 grávidas já visitaram a Maternidade “Anna Abreu” e receberam informações valiosas sobre a importância e dicas práticas sobre a amamentação e também sobre os primeiros cuidados com o bebê, como a hora do banho.

“É muito gratificante poder colaborar com a chegada de uma criança na família. Percebemos que são mulheres que realmente precisam de auxílio e que muitas vezes não possuem condições de montar um enxoval e até adquirir uma banheira para seu bebê”, comentou Mayara Lopes, Primeira-Dama e presidente do FSS. “Desde que reformulamos o projeto, aumentamos a quantidade de produtos de higiene fornecidos e contamos com parceiros para arrecadarem as fraldas – assim, conseguimos até aumentar a quantidade doada para as grávidas”, completou.

As grávidas são indicadas pelas unidades de saúde, onde participam de ao menos três palestras educativas (shantala, mitos e verdades, amamentação, cuidados com o bebê, entre outras) e passam por avaliação socioeconômica no CRAS de referência.

“É um bate-papo, uma troca de informação, para que as mães pensem a respeito das escolhas sobre o tipo de parto, sobre a forma de alimentar o bebê e do que essa família pretende para essa criança. Tem sido uma experiência muito boa, adoro estar lá, adoro falar sobre isso. Elas aprendem comigo e eu também aprendo com elas”, explica Cátia Pereira, fonoaudióloga, consultora em aleitamento materno e introdução alimentar participativa do Centro de Atenção à Criança, que participa dos encontros.

OFICINA DE SANTA RITA

O encontro mensal termina com a entrega de banheira e de kits de enxovais, produzidos voluntariamente pela tradicional Oficina de Santa Rita de Cássia, instituição ativa há 35 anos em Itatiba.

Entre os itens doados estão fralda de tecido, fraldas descartáveis, pagãozinho, manta/cobertor, sapatinhos de lã e macacão de malha. “Os itens são muito úteis. Não foram poucas as vezes que encontrei, após o parto, algumas das mamães atendidas pelo Bem Nascer, até mesmo por fotos pelas redes sociais, com os bebês usando as roupinhas ou tomando banho na banheira que receberam”, recorda Mayara.

Além do kit, o Fundo Social tem parceria com a fotógrafa Márcia Almeida, do Edson Foto. Através dessa parceria, as grávidas ganham um ensaio fotográfico, com direito a levarem para casa uma foto, como recordação desse momento especial. As demais podem ser adquiridas diretamente com a loja.

Mais informações sobre o Bem Nascer podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone 4594-1677.

Texto: Prefeitura Municipal de Itatiba
Foto: Renato Júnior PMI