Morungaba realiza Conferência Municipal da Assistência Social

A Conferência Municipal da Assistência Social de Morungaba foi realizada na manhã desta quinta-feira (15/8), no Teatro Municipal Fioravante Frare.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Morungaba, Vivien Guissi, abriu oficialmente a conferência saudando os presentes e falando da importância do evento que neste ano teve como tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

A diretora de Ação e Inclusão Social, Monique Molena, lembrou que este mesmo tema será abordado nas conferências estaduais e depois na Conferência Nacional. Em seu depoimento, a diretora também falou das atividades da equipe de seu departamento e de toda a equipe de funcionários e professores do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que inclusive levou ao público da conferência, duas apresentações artísticas.

As alunas do projeto de ballet, curso coordenado pela Professora Alessandra Gritti, apresentaram uma coreografia.  O público também assistiu a apresentação de Capoeira, que é um projeto do CRAS, e tem a coordenação do Professor Moisés Aflitos. As atividades gratuitas do CRAS são voltadas principalmente às crianças e aos jovens, sobretudo no contraturno escolar.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira, parabenizou a toda a equipe do Departamento de Ação Social pelos serviços prestados à população e destacou que a equipe do Fundo Social tem atuado em algumas frentes de forma integrada junto ao departamento: “Em um nível emergencial, o Fundo Social desenvolve o atendimento voltado às famílias que estejam necessitando de auxílio. E em um nível preventivo, buscamos promover parcerias para realizar cursos de capacitação profissional que possam proporcionar geração de renda e emprego”.

O psicólogo Leonardo Bastos levou à conferência uma palestra com esclarecimentos sobre a função da Assistência Social. O palestrante falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e abordou sobre as políticas públicas na área social através do tempos até os dias atuais.

O palestrante também falou de suas experiências na prática já que atua como supervisor institucional em serviços e organizações ligados à saúde mental e à proteção social básica e especial. Leonardo também integra o Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), é membro fundador do Grupo de Ouvidores de Vozes, Diretor Fundador do Instituto Conduzir,  Coordenador de projetos na Cáritas de Campinas em ações voltadas para pessoas em situação de rua com vistas à reinserção social, presidente do Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti.

 

(Fonte: PMM – Fotos: Rodrigo Marques)