Morungaba participa do projeto “CPFL nas Escolas”

Os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas do município de Morungaba, vão poder aprender como usar a energia elétrica de forma eficiente e segura, na nova fase do projeto CPFL nas Escolas, desenvolvido pela CPFL Paulista.

Em Morungaba, a EMEF Professor Irineu Tobias e a EMEF Professor José Hamilton  participarão da iniciativa, que promove a formação de professores e uma série de divertidas atividades extracurriculares para os alunos.

Em um primeiro momento, os docentes das escolas participantes receberam treinamento específico por meio de material didático. Eles serão os grandes responsáveis pela disseminação do conhecimento entre os estudantes e foram capacitados para abordarem temas como eficiência energética, consumo consciente e segurança no convívio com as redes de energia. Tudo de maneira prática e dinâmica, com desafios apresentados por meio de redes sociais e prêmios para quem for mais rápido e assertivo nas respostas.

Além das atividades ministradas em sala de aula, as distribuidoras da CPFL Energia vão disponibilizar para os alunos a Unidade Móvel de Ensino, uma grande carreta-escola onde os jovens irão explorar o universo da energia, através de jogos e desafios com foco na utilização da energia elétrica de maneira consciente e segura.  A carreta estará em Morungaba nos dias 29 e 30 de Agosto, na Praça dos Italianos.

A empresa desenvolveu ainda um aplicativo chamado “CPFL: Energia Em Jogo”, aberto para todos os clientes, com o objetivo de ensinar boas práticas de consumo energético e ajudar a população a economizar energia.

“O objetivo da ação é engajar a população no debate sobre a importância dos recursos naturais e do consumo consciente de energia elétrica, a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades, promovendo o uso racional dos recursos”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Além de todas as ações, a companhia construiu um site completo (www.cpflnasescolas.com.br) com materiais didáticos digitais, em que será possível acompanhar o andamento do projeto nas escolas.

Programa de Eficiência Energética

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dentro do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras, o CPFL nas Escolas já passou por 63 municípios com impacto em mais de 150 mil alunos e 4,5 mil professores, em 950 instituições de ensino. Até o final da nova rodada, que vai de agosto de 2019 a setembro de 2020, o projeto vai contar com a participação de 400 escolas, 1,3 mil professores e 45 mil alunos, em 38 cidades da área de concessão da CPFL.

A CPFL Energia investiu, em 2018, cerca de R$ 67,6 milhões em projetos de eficiência energética nas cidades de sua área de atuação, conforme aprovado pela ANEEL. Com o investimento, os projetos pouparam cerca de 29 mil MWh, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 12 mil clientes residenciais por um ano.

(Fonte: Prefeitura de Morungaba)