Minobol itatibense é destaque no programa Hoje em Dia

Na última segunda-feira (16), a equipe de Minobol da Melhor Idade de Itatiba recebeu a visita da equipe de reportagem do programa Hoje em Dia, da Rede Record de televisão, que gravou uma matéria especial sobre as atletas que estão na ativa após os 60 anos de idade.

“Nossos atletas do minobol são referência para toda a região. Sua disposição, garra, espírito de competição e sobretudo o companheirismo é algo surpreendente. Não só os atletas do vôlei, mas todos da Melhor Idade são nosso maior orgulho, são nossas crianças!”, comentou Mayara Lopes, Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, que acompanha o time em suas competições.

Itatiba atende atualmente 36 atletas desse esporte, que é voltado para pessoas com idade a partir do 60 anos, com treinos duas vezes por semana. O Fundo Social atende a partir dos 50 anos, com diversas atividades, mas para as competições regional e estadual seguem o critério de 60 anos.

“Estou junto com o pessoal do vôlei desde o início, em 2001, quando eram apenas 7 atletas. Em 2007 eu passei a competir junto delas; já perdi a conta da quantidade de medalhas que já ganhei: nós participamos dos JORIs, dos JAIs, das copinhas e vários outros campeonatos”, contou Tecla N. M. Jorentti, atleta itatibense que traz consigo a paixão pelo esporte tatuada em seu braço. Tecla também já fez parte da equipe de Coreografia.

Em 2017, o time da Melhor Idade de Itatiba foi convidado pela Confederação Brasileira de Minobol a participar do 1º Campeonato Brasileiro de Minobol, que aconteceu na cidade Piedade, no interior paulista, e já nessa primeira edição conquistou o ouro nas categorias +60 e +70 feminino.

“O que as motiva é o convívio social e a satisfação de se sentirem capazes, elas se dedicam de corpo e alma ao esporte e acabam deixando os problemas individuais de lado e jogando para a equipe”, explicou Helder Godoy, técnico do vôlei adaptado em Itatiba, ou ‘Menino Sorriso’, como é chamado pelas atletas. “O Minobol apresenta uma grande melhora na qualidade de vida delas, ajuda na manutenção do sistema cardiorrespiratório, cardiovascular e também ajuda a combater a perda da massa corporal”, ressaltou Helder.

Já em 2018, a equipe participou, em março, dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que aconteceu em Limeira e conquistou o ouro na categoria +70 anos. Itatiba também participou da final estadual do JORI que aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista, conquistando o ouro na categoria “B” e o quinto lugar na categoria “A”.

Os treinos acontecem toda terça e quinta-feira, na quadra do São João Futebol Clube, na Rua Santo Antônio, 377, no Jardim Carlos Borella. Há dois horários diferentes: o feminino das 15h às 17h e o masculino das 17h às 19h.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Alisson Lage /PMI