#MeninasOcupam tem segunda edição na Prefeitura de Itatiba

Na véspera do dia das crianças, meninas entre 4 e 6 anos de idade da rede municipal de ensino de Itatiba visitaram a prefeitura, e mais que isso, ocuparam os cargos do secretariado e do prefeito por 1 hora. A ação faz parte do #MeninasOcupam, organizada em parceria com a ONG Plan International. Esta é a segunda edição da ação na cidade, uma das únicas de toda região a aderir ao projeto.

A aluna Lívia Bernardes, de 5 anos, se tornou prefeita de Itatiba por uma hora. Além dela, mais 14 alunas dos CEMEIs Maria Nair, Joaquim, Patativa, Andorinha, Benedicto, Sebastiana, Hélio Joly, Periquito, Beija Flor, Francisca, Maria Helena, Curió e Pica Pau “substituíram” os secretários municipais, trazendo os pedidos dos colegas de classe. Os pedidos incluíram desde brinquedos, reformas, mais árvores e flores nas escolas além de outros pedidos. “Uma criança solicitou uma sala de livros, e isso estamos fazendo em algumas escolas, mas a dela ainda não tem.

Agora vamos fazer também na dela. Outra menina pediu cobertura de uma quadra, o que acho que é muito interessante. Algumas se impactaram bastante com a questão animal, pedindo hospital público – projeto que inclusive já está sendo preparado. Enfim, as crianças estão muito conectadas com a real circunstância sobre o que de fato a sociedade precisa”, explicou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Todas essas propostas foram apresentadas durante a “reunião de secretariado”, tudo junto ao prefeito, às mães, secretários, representantes das escolas e membros da Plan International. Antes disso, as meninas conheceram suas secretarias correspondentes e entenderam, dentro de uma linguagem fácil, como funciona o dia a dia do trabalho na prefeitura na Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Obras e Serviços Públicos, Esportes, Cultura e Turismo, Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Habitação, Finanças, Segurança e Defesa do Cidadão, Governo, Negócios Jurídicos, Administração e Assuntos Institucionais. “Todas as ações que a gente tem proposto aqui para a prefeitura de Itatiba tem sempre gerado muitos frutos. A gente traz a ideia em um ano e no ano seguinte ela se repete e fica ainda melhor. Ano passado as meninas ocuparam onze secretarias e nesse ano as catorze secretarias foram ocupadas. A ação só cresceu”, ressaltou Lucas Rosatelli, representante da Plan International.

MENINAS OCUPAM

Em 2011, a ONU instituiu o dia 11 de outubro como o Dia Internacional da Menina. Desde então, o movimento desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos, contribuindo assim para a diminuição da pobreza e da discriminação de gênero.
Nesse sentido, a Prefeitura enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei para incluir o Dia Municipal da Menina no calendário oficial do município, institucionalizando a ação.

A ação #MeninasOcupam foi criada para mostrar o fato de que os homens ainda são maioria ocupando altos e médios cargos nas empresas e no ambiente político e conta com o apoio da multinacional Beiersdorf Nivea.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Prefeitura Municipal de Itatiba