2ª Semana Municipal da Educação discute implantação da base curricular no século 21

Será encerrada na noite desta quinta-feira (11) com uma confraternização entre os professores a 2ª Semana Municipal da Educação de Itatiba. Este ano o tema escolhido foi a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, um novo desafio na reflexão e implantação diante das demandas do século 21.

Na segunda-feira (8), alunos da EMEB “Sônia Rita” abriram o evento com a apresentação musical “Brasil, Brasileiro” e deram um show com muito samba no pé. Ainda na abertura o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira ressaltou a importância da formação escolar adequada à modernidade e ainda aproveitou a oportunidade para anunciar o pagamento da primeira parcela do 13° salário já no dia 15 de outubro, Dia do Professor.

Irreverente e com muito bom-humor, a palestrante da primeira noite, Lourdes Atié, fez as reflexões sobre o envolvimento da sociedade no processo de educação escolar. “Educação a gente muda com o comprometimento de toda a cidade. Então não é um problema, e os problemas que acontecem não são apenas da escola. Está na hora da sociedade civil ser parceira da escola, ir e fazer junto, pra que a escola possa realizar aquilo que cabe a ela”, reforçou Lourdes que é socióloga e atualmente é professora do Instituto Singularidades e trabalha em várias frentes como assessora pedagógica.

Na terça (9), a apresentação cultural da noite ficou por conta das alunas da EMEB “Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa”, com o Grupo Afro IlêDandara. O palestrante foi Mozart Neves Ramos. Mozart é autor de vários livros sobre educação brasileira e já foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna. “A aprendizagem tradicional hoje é apenas ponto de partida. A tecnologia também é. O grande desafio vai ser como desenvolver plenamente as nossas crianças e os nossos jovens. E isso significa desenvolver tanto os aspectos cognitivos da aprendizagem tradicional como também as competências e habilidades para a vida: colaboração, trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico, responsabilidade, abertura ao novo. Todas essas habilidades e competências fazem parte de um conjunto de habilidades que prepara as pessoas plenamente para a vida”, explicou.

A Secretaria Municipal de Educação busca uma educação de qualidade e democrática. Por isso, a formação do professor e também de toda equipe escolar é prioridade para que se busquem novos meios de desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para o Secretário Municipal de Educação, Anderson Sanfins, os resultados da Semana foram positivos. “Tivemos um balanço bastante positivo. No primeiro dia 700 professoras acompanharam a palestra e no segundo dia foram mais de 800 pessoas. As palestras foram excelentes, de alto nível, onde todos puderam aprender mais e também se confraternizar”, concluiu.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

A noite de quarta-feira (10) foi marcada pela homenagem a 14 professores da rede pública que se aposentam em 2018.

Os docentes puderam celebrar os anos em sala de aula com a apresentação do Coral Filarmônico do Itatiba Esporte Clube e também do quarteto dos professores do Conservatório Municipal “Profª Alba Panzarin Degani”, com Eduardo Fassina (teclado), Miguel Lázaro (violino), Giovana Puccinelli Rela (Violino) e Leila Maria Pires Franco Ferreira (violoncelo).
No fim, os professores Rubens Pantano Filho (o Chuia) e sua esposa, Maria Ângela brindaram a todos com uma apresentação de tango.

Foram homenageados o professor Ricardo Ferraz e as professoras Roberta Gobbi, Selene Coletti, Aparecida Piccoli, Maria Eloina, Neula Delforno, Marilda Rezende, Maria Luiza Pollizelo de Oliveira e Neide Souza.

Texto/Fonte e Crédito das Fotos: Prefeitura Municipal de Itatiba