Mais de 120 inscritos participarão de Festival Paralímpico neste sábado (20/05) em Itatiba

Prefeitura traz evento para vivenciar modalidades voltadas a pessoas com deficiência

Amanhã, sábado (20/05), a Prefeitura de Itatiba, através do Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes, traz pelo terceiro ano consecutivo o Festival Paralímpico Loterias Caixa. Será no Ginásio Municipal de Esportes José Boava, Parque Ferraz Costa.

Mais de 120 pessoas com deficiência (PCDs) já se inscreveram para vivenciar de forma lúdica quatro modalidades paralímpicas: Atletismo, Basquete, Taekwondo e Badminton. No entanto, também será possível que interessados, de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual, participem na hora, comparecendo ao evento que tem início às 8h30 e seguirá até meio-dia.

Ao todo serão quatro sessões, sendo que cada uma terá duração estimada de meia hora, para experienciar cada uma das modalidades estabelecidas Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promotor do evento que acontece em 120 sedes de todas as regiões do país para difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.

Mais informações com o prof. Eduardo Perrone, do Departamento de Esportes Adaptados, na sede da Secretaria de Esportes à Av. Aurora Fernandes Zanutto – 590, Jardim Vitória, e pelo telefone 4524-0300.

Duas etapas

Na última edição, em setembro último, Itatiba recebeu o futebol para pessoas com deficiência, bocha paralímpica e tênis de mesa. Além deste evento de amanhã, já está prevista a segunda etapa do Festival Paralímpico – algo inédito- em 23 de setembro, mês em que também se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com mais de sete mil participantes; em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças e jovens. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, reuniu oito mil crianças e no ano passado teve a maior participação até hoje, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.

Crédito: Arquivo/PMI