Certificação Prefeito Inovador 2023 é concedida à gestão de Itatiba

Entrega ocorreu nesta quinta-feira (18/05) durante Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Valinhos

O prefeito de Itatiba Thomás Capeletto de Oliveira foi certificado com o título de Prefeito Inovador 2023 nesta quinta-feira, 18/05, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Valinhos, no Senai da cidade vizinha.
A certificação foi conferida ao gestor por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos no cenário regional. O caso apresentado pelo prefeito Thomás em palestra aos participantes do Fórum é a implantação do sistema de segurança digital, no último mês de abril, nas mais de 60 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, após onda nacional de suspeitas de ataques.
“Quando aconteceu a tragédia em Blumenau, foi muito chocante. Nós tivemos problemas com fake news e não exitamos em pensar numa saída para melhorar a proteção de nossos alunos, bem como dar mais tranquilidade aos pais. Precisávamos de algo emergencial, pois a sensação de insegurança estava grande, e a solução encontrada foi entrar em contato com a empresa que fornece a tecnologia de segurança ao município, que nos cedeu gratuitamente o aplicativo, disponibilizado aos gestores de escolas. Esse aplicativo lembra bastante o Botão Maria da Penha, que mulheres podem acionar quando estão em situação de risco”, explicou o prefeito Thomás durante sua palestra.
Realizado pela Prefeitura de Valinhos e pela Rede Cidade Digital, o evento reuniu prefeitos, gestores públicos de diversas áreas e empresas de solução em tecnologia de todo país, além de empreendedores e servidores públicos de toda a região, interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico.

O sistema

A iniciativa que rendeu à Itatiba a certificação trata-se do aplicativo de celular Sentry SOS Cidadão, que foi disponibilizado – gratuitamente – a todas as escolas de Itatiba, públicas e particulares – para mobilizar a Guarda Municipal (GM) em situação de emergência. Durante cinco dias foi feito o treinamento e já está 100% funcional.
Atualmente, Itatiba tem mais de 16 mil alunos na rede pública, além de cerca de 4 mil na rede particular. A viabilização do sistema de segurança digital começou já no ano passado – entre a Prefeitura e a empresa que fornece a tecnologia de monitoramento ao município – e teve a implantação acelerada devido a situações recentes de violência no país.

Chamado de ‘Botão de Emergência’, ele é ligado diretamente ao Departamento de Inteligências Integradas, através do sistema de controle municipal, e funciona por georreferenciamento – acionamento imediato à viatura mais próxima do local realizado por meio do botão.

Crédito: Mari Carla Giro/PMI