Lançamento do livro Antologia Encontros XXII é realizado na noite desta sexta-feira (20)

No salão nobre do Itatiba Esporte Clube cerca de 100 convidados prestigiaram o lançamento e noite de autógrafos da obra Antologia Encontros XXII da AEPTI – Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba. Neste ano a presença do Tiro de Guerra e da bandeira da AEPTI tornou a noite ainda mais mágica. A sessão solene iniciou com a escritora e artista plástica Neide Maria Gotardo Nallin abrindo a cerimônia e o Instituto Passo a Passo foi a entidade homenageada este ano.

A Presidente da AEPTI Regina Elisabete Franco da Silva recepcionou e chamou os convidados para compor a mesa: Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, Secretário de Educação Anderson Sanfins, Secretário de Cultura e Turismo Washington Bortolossi, Maria Aparecida Sanfins Quito (Jornal de Itatiba),  Diretor da Universidade São Francisco Campus Itatiba Carlos Eduardo Pizzolatto, Ewerton Mutton e o Comandante do TG 0270 Sargento Fernandes.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino de Itatiba e Hino da AEPTI,a Presidente Regina Elisabete muito emocionada falou sobre as perdas que a AEPTI sofreu neste ano (Doutor Sergio Provenzano, Doutor Paulo Sousa de Oliveira e o adeus à Professora, Diretora, Ex Vereadora e Primeira Dama Irene Fumach), em uma mesa lateral uma singela homenagem “in memoriam” com flores para os amigos.

A capa do livro intitulada “Nascente do Ribeirão Jacaré” é de autoria da artista plástica Antonieta Fontana. Em entrevista ao Tem Itatiba, Antonieta diz que sempre teve uma preocupação com a conservação do meio ambiente e, como se apaixonou por esta nascente que fica na divisa com Jarinu, decidiu retratá-la e acredita que a escolha  da tela para a capa do livro foi exatamente uma oportunidade para chamar a atenção desta necessidade da preservação do meio ambiente.

Para o Secretário de Educação de Itatiba Anderson Sanfins, o lançamento da Antologia Encontros XXII é um enriquecimento grande para toda a cidade: “Temos os livros infanto juvenil, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e este ano o lançamento também do ensino médio.A Antologia é aberta para toda população no desenho, arte, pintura, poemas, poesias. Para a cultura de Itatiba, uma publicação com um grupo tão bom de escritores e artistas, só engrandece“, comenta.

O Secretário de Cultura e Turismo de Itatiba Washington Bortolossi , que pelo segundo ano consecutivo escreveu a orelha da Antologia, parabenizou a inovação com a presença do Tiro de Guerra prestando honras à bandeira nacional resgatando o respeito à nação e também à cultura simbolizada em nossas bandeiras. Também congratulou com a associação por mais este evento: “Itatiba é privilegiada por ter na cidade a AEPTI, quem dera se todos os municípios tivessem um trabalho tão importante e de qualidade como o que temos por aqui. A Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba apoia e sempre apoiará  este trabalho e estamos muito felizes e honrados em poder participar mais uma vez do lançamento da Antologia Encontros XXII com obras tão ricas de conteúdo”, diz.

Fundada em 1997 por um grupo de escritores, a AEPTI é uma entidade cultural sem fins lucrativos  com o objetivo de incentivar a abertura de espaço a escritores e demais artes. Os encontros são abertos ao público e acontecem mensalmente no terceiro sábado, às 15h no subsolo do Parque Ferraz Costa (Sede da AEPTI). O livro Antologia Encontros XXII pode ser encontrado na página da AEPTI do Facebook (https://www.facebook.com/aepti?ref=br_rs )no valor de R$20,00.

Reportagem e Fotos: Daniele Marzano