Itatiba vacina 96% das crianças e bate a meta contra a poliomielite e sarampo

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Itatiba terminou no dia 31 de agosto, conseguindo vacinar 96.87% das crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos. O resultado é expressivo, considerando que muitos municípios não chegaram a esse patamar.

Nesse mesmo estágio, a média nacional se encontra em 82,64%, a estadual em 80,90%, e a regional em 80,07%. Por isso, Itatiba não precisou aderir à sugestão da Secretaria Estadual de Saúde de abrir unidades no sábado, dia 1º de setembro.
“O resultado é fruto de um belo trabalho coordenado de todos os servidores da Secretaria de Saúde, que mais uma vez demonstraram muita dedicação e empenho pessoal para que pudéssemos chegar nesse nível de referência para outros municípios. Mais uma vez Itatiba consegue cumprir a meta e ultrapassar o que esperava o Ministério da Saúde”, comemorou o Dr. Fábio Alves, Secretário Municipal de Saúde.

AÇÕES QUE DERAM RESULTADO
Para atingir a meta, a Secretaria de Saúde preparou um planejamento que se mostrou eficiente, começando a Campanha em um sábado (4), com o primeiro Dia D. Nesse dia, já foi possível vacinar mais de 1,1 mil crianças (na época, 22% da meta).
Durante o mês, todas as unidades de saúde e o Centro de Atenção à Criança fizeram a aplicação das doses. A Prefeitura ainda realizou um segundo “Dia D”, também em um sábado (18). Nesse dia, além dos locais de costume, houve uma equipe no Parque da Juventude, durante um evento da Secretaria da Educação voltado para crianças com idade para serem vacinadas.
Entre os dias 27 e 31 de agosto, na reta final da Campanha, o município estendeu a vacinação até as 20 horas no Ambulatório Central de Especialidades, outra medida que surtiu grande efeito para atingir o maior número possível de crianças.
A Secretaria de Saúde também realizou vacinações diretamente nos CEMEIS do município, fazendo a vacina chegar de modo mais simplificado até as crianças. Ressalta-se também um intenso trabalho nos postos de saúde, com as enfermeiras e técnicas de enfermagem articulando as parcerias com creches e Agentes Comunitárias de Saúde realizando uma fundamental conscientização casa a casa, que resultou em maior movimento nas unidades de saúde.
“O sarampo e a poliomielite são doenças que deixam sequelas graves e podem levar a óbito, então é gratificante perceber que, em um momento onde, infelizmente, a adesão à vacinação das crianças não está ideal em todo o país, que Itatiba conseguiu superar a meta colocada e proteger, de fato, as nossas crianças”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiba