Itatiba alcança o 1º lugar entre as cidades da RMC no Programa Município Verde Azul

Na última quinta-feira (5), em evento realizado no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Itatiba recebeu pelo terceiro ano consecutivo o troféu do Programa Município Verde Azul (PMVA). A cidade alcançou a 19ª colocação estadual e o 1º lugar entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas.

“Esta premiação é um grande feito para Itatiba. Embora este ano a concorrência tenha aumentado e o número de cidades que participaram da fase de certificação do PMVA quase tenha dobrado, conseguimos aumentar nossa pontuação e nos manter entre as 20 primeiras colocações no ranking estadual de municípios”, falou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, presente na premiação.

“Parabéns à Secretária Dorothéa Monteiro, aos interlocutores Thaís Polezel e Rogério Selicani e à toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Esta é uma conquista de Itatiba e de todos nós!”, completou.

Promovido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o PMVA tem o objetivo deincentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.Durante o ano de 2019, foram avaliados e analisados programas e ações ambientais realizados pelas cidades do estado.

Em 2019, ficou bastante claro o engajamento dos municípios em aderirao PMVA. No ano anterior, 48 municípios alcançaram a certificação. Já neste ano, 92 cidades participaram da premiação atingindo notas de 80 a 100 pontos. Fico feliz porque, desde 2017, estamos focados não apenas em adotar novas políticas públicas de ação ambiental, mas também em manter as que já implantamos. Por isso, temos conseguido subir nossa pontuação ano a ano”, explicou a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

O Programa Município Verde Azul existe desde 2007.Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada pelos interlocutores, e que abrange temas estratégicos como arborização urbana, educação ambiental, entre outros. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

Desde 2017, Itatiba vem aumentando sua pontuação noPMVASubiu de 87,3 para 90,04 em 2018 e, em seguida, para 91,0 em 2019. O aumento da média também levou a cidade a saltar da 123ª colocação alcançada em 2016 para o top 20 no ranking de municípios paulistas pelo segundo ano consecutivo.

ascensão se deve à soma de todos os projetos e iniciativas da Prefeitura de Itatiba na área ambiental como, por exemplo, o cuidado com a fauna e a flora;o funcionamento dos ecopontos; o Projeto Requalifica; a implantação dos Espaços Árvore; a coleta de lixo e de recicláveis; o Catabugiganga;a política delicenciamentos ambientais; o cuidado com a qualidade da água, do ar e do aterro sanitário; a atenção às nascentes, lagos e córregos; o apoio à agricultura familiar; o incentivo à Educação Ambiental; controle de erosões; combate a incêndios rurais; cuidado com fauna e flora; a criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; entre outras ações que têmcontribuído para o bom desempenho da cidade nas últimas edições do Programa.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba