Audiência Pública apresenta projeto sobre Barragem Seca na terça,10

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, apresentará em Audiência Pública o projeto de construção da Barragem Seca no Parque da Juventude. A apresentação do projeto ocorre na próxima terça-feira,10, data que ficou marcada na memória itatibense pela enchente e suas graves consequências no ano de 2016.

A ideia é enfrentar e evitar catástrofes, com uma nova forma de garantir a drenagem da água. Para isso a Barragem Seca será construída no Parque da Juventude, por meio de um sistema de comportas. Na maior parte do tempo a estrutura permanecerá seca. Quando houver excesso de chuva com risco de alagamentos nas áreas mais baixas da cidade, essas comportas serão acionadas, de forma que o excedente é desviado e represado no Parque da Juventude, evitando o transbordamento do Ribeirão Jacaré. Projetos como este tem sido adotados recentemente por urbanistas de países desenvolvidos, baseados na ideia de cidades-esponja, com parques alagáveis.

“É um projeto que estamos estudando desde junho de 2017 e o prazo da obra é de 8 meses. Desde o início do mandato, foi uma determinação do Prefeito Douglas, que a gente fizesse um estudo pra minimizar ao máximo os problemas das enchentes da cidade. Até mesmo a lei pela qual o Parque foi criado prevê que ele funcione também como “esponja”. Vale lembrar que é uma obra com impacto pequeno, diferente dos piscinões que em São Paulo por exemplo, não resolveram o problema. Eu acho que Itatiba depois dessa barragem vai ter uma tranquilidade nos dias de chuva e é isso que a gente espera, é isso que o Prefeito Douglas determinou para que assim a população fique tranquila num dia de chuva”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng.º Herminio Geromel Jr.

Desde 2017 a Prefeitura fez obras pontuais e importantes para minimizar o problema das enchentes. Reconstruiu as duas pontes levadas pelas águas e também está refazendo as margens caídas, com recursos do governo federal recém-chegados em dezembro de 2019. Triplicou o tamanho das galerias na área do Bela Vista, Rosita e 29 de Abril, inclusive construindo novo trecho até o Ribeirão. Fez limpeza de galerias por toda cidade e realizou o alargamento da ponte do Mercadão.

Serão investidos ainda 8 milhões e 300 mil reais na revitalização, paisagismo, infraestrutura e obras de gabiões que vão da região do Itatiba Mall até à Universidade São Francisco. Também foram instaladas sondas que alertam para o nível do ribeirão. Esses equipamentos emitem sinal sonoro em caso de riscos de extravasamento, o que garante maior agilidade de tomada de decisões e evacuação em casos de enchentes. Com todos esses investimentos e projetos, desde abril de 2016 não foram registradas novas cheias.

Agora, com o projeto da Barragem Seca, a ideia é eliminar de vez qualquer risco à população e suas gerações futuras.  “A Barragem Seca vai ser um grande legado pras próximas gerações. O tempo todo ela vai atuar como um parque, com ciclovia, jardim, bancos e quando necessário ela vai proteger Itatiba. Vai ser uma verdadeira sentinela da nossa cidade. Porque toda essa água que vem ficará represada lá e não trará nenhuma perda humana, nenhuma perda afetiva para as pessoas. O Parque a gente limpa, disponibiliza caminhão-pipa, até porque  não tem ali nenhuma grande perda, e inclusive a área em casos de alagamento, ocupará pouco espaço do pavilhão. Não há perda significativa. Sendo assim, nós não podemos deixar que o centro da cidade tenha de novo todas essas águas causando perdas materiais e sobretudo, humanas”, concluiu o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Todos estão convidados para participar e tirar suas dúvidas, a partir das 19h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba