Fundo Social de Solidariedade lança Projeto “Veja Bem”

O Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde de Itatiba, fez o lançamento oficial do Projeto “Veja Bem”, que visa a realização de teste de acuidade visual gratuito nos alunos da rede pública municipal de ensino. O projeto envolve desde a triagem, avaliação, até o recebimento de óculos, tudo gratuito para os alunos.

Primeiramente eles serão avaliados por profissionais das Unidades de Saúde que atendem a região de cada escola. Inicialmente, 1.961 alunos de 4 e 5 anos passarão por avaliação nas próprias escolas. Depois, vão passar pelo mesmo processo os alunos do 1º ao 5º ano, e em uma terceira etapa os alunos do 6º ao 9º ano. Após as avaliações, se necessário, os alunos serão encaminhados para oftalmologistas da rede pública de saúde para identificar se é preciso uso de óculos. A previsão da entrega gratuita das armações e lentes, para os alunos da primeira etapa do projeto, é outubro.

“É um projeto que pensa no município, na saúde pública, na aprendizagem do aluno, de incentivo que o aluno precisa. Estou muito feliz e realizada de dar início a esse projeto. E mesmo num pequeno espaço de tempo, será um sucesso, com a adesão e colaboração de toda equipe envolvida”, explicou a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Ap. Lopes de Oliveira.

O “Veja Bem” contou com a parceria ainda da Estapar, que dedicou os recursos de 1 dia de estacionamento rotativo na cidade à causa. Além disso, a ótica Rafael Lopes também colabora com o projeto. Outras empresas que queriam ajudar, também já estão convidadas conforme chamamento público.

Segundo as Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância, do Ministério da Saúde, “a visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança com deficiência visual porque gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback visual. No diagnóstico precoce de doenças, um tratamento efetivo e um programa de estimulação visual precoce, podem permitir que a criança possa ter uma integração maior com seu meio”. (Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância-Detecção e Intervenção Precoce para a Prevenção de Deficiências Visuais, 2013). Ainda de acordo com essas diretrizes, os problemas visuais em idade escolar não detectados e não corrigidos, podem repercutir de uma forma desfavoravelmente no desempenho escolar. Por isso, Itatiba sai na frente com esta inciativa de prevenção.

“O Projeto Veja Bem é essencial para a educação, atendendo nessa primeira etapa os alunos de 4 e 5 anos, que é o início da etapa de alfabetização. Então, as crianças já fazendo a triagem e depois sendo encaminhadas pra consultas, doação de óculos, poderão ser melhor e corretamente acompanhadas, facilitando e muito o aprendizado na escola e em toda a vida futura: fazendo as aulas, as lições, quando começar a ler, colorindo e acompanhando os trabalhos com a professora”, destacou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

A primeira etapa compreenderá 29 escolas municipais e 17 Unidades de Saúde, e deve começar até o final deste mês de agosto.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Prefeitura Municipal de Itatiba