Eventos municipais têm recorde de público em 2022

Mais de 770 mil pessoas compareceram a ações e espaços de Cultura e de Turismo promovidas pela Prefeitura de Itatiba
O expressivo número de 773.890 pessoas prestigiou eventos, ações e espaços culturais e de turismo promovidos pela Prefeitura de Itatiba em 2022. O balanço é da Secretaria de Cultura e Turismo, que destaca o recorde de público em ações e espaços culturais no ano em que foi possível a retomada dos eventos presenciais, depois de dois anos paralisados devido à pandemia.
Entre os destaques da pasta estão os mais de 21 mil empréstimos de livros na Biblioteca Municipal Chico Leme e, aproximadamente, meio milhão de pessoas passando pelo Parque Luís Latorre no decorrer de todo o ano.
“Esta espetacular frequência muito se deve à plena abertura do Parque em 2022, aos melhoramentos ali introduzidos nesta gestão, bem como aos eventos de pequeno e médio porte promovidos quase que semanalmente, sem contar as festas do calendário municipal que puderam ser retomadas, como a do Caqui, a de São Pedro e, a novidade, que foi a Festa Nordestina”, comentou o secretário Luís Soares de Camargo, citando uma série de ações que a pasta implementou na gestão do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Dentre elas, estão o programa de formação cultural – em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda – com aulas gratuitas de ballet clássico a 140 alunos, que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Tem também a formação musical, por meio do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani (para 231 alunos) – inclusive com apresentações, ao lado dos professores, em eventos da Prefeitura.
Copa e Natal
Um ineditismo foi o Copa na Praça, evento realizado na Praça da Bandeira e que contou com a montagem de um telão em LED com imagem e som de primeira qualidade para a transmissão dos cinco jogos da Seleção Brasileira de futebol. Ao todo, foram 11,8 mil pessoas torcendo pelo time do Brasil, sendo o maior público registrado na sexta-feira, 02/12, com 3,5 mil pessoas participando do Copa na Praça.
No Natal Iluminado, cerca de 40 mil pessoas foram atraídas pela especial decoração natalina, principalmente em pontos-chave da cidade, como as praças da Bandeira, do Fórum, da Cadeia e do Rosário, além de prestigiarem atrações como a Praça das Crianças, com brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce. Teve ainda o Concurso Magia de Natal, em parceria com a Aicita (Associação Industrial e Comercial de Itatiba) e o Jornal de Itatiba, premiando as mais belas fachadas.
Biblioteca em alta
A Biblioteca Municipal Chico Leme e a Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules bateram recorde de público em 2022: foram 38.971 pessoas presentes nos espaços – destas, 32.112 utilizaram serviços de empréstimo/devoluções de livros (com 21.240 livros emprestados) e 6.859 em eventos ali promovidos – como o inédito Chico Leme By Night – iniciativa de música ao vivo.
O recorde anterior era de 2019, com 31 mil pessoas. A implantação do atendimento via WhatsApp, ainda em 2021, agilizou e encaminhou mais usuários (foram 11.387 solicitações neste canal durante 2022), bem como a abertura dos espaços para eventos.
Arte e história
O projeto Música em Movimento teve a participação de 18 artistas e/ou bandas que levaram, através do caminhão-palco itinerante, show ao vivo para cerca de 10 mil pessoas nas ruas de 17 bairros: Cecap, Centro, Giardino, Itatiba Park, Jardim das Nações, Jardim Morumbi, Parque da Colina I e II, Pedro Fumachi, Porto Seguro, Recanto do Parque, San Francisco, Santa Cruz, Santo Antônio, Vila Brasileira, Vila Cruzeiro e Vila Mutton.
Ao lado dos programas oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura, especialmente o ProAC, Circuito SP e Pontos MIS, Itatiba recebeu 15 ações entre espetáculos e oficinas que reuniram um público de 2.200 pessoas.
Ainda são de responsabilidade da pasta o Arquivo Público – que mantém acervo de documentos oficiais à disposição para consultas – e o Arquivo Histórico, incluindo coleções jornalísticas e fotográficas, além do Museu Municipal Padre Lima, que está em reformas e deve reabrir ao público ainda neste primeiro semestre.
Crédito: Arquivo/ PMI