Associados da Aicita comemoram aumento nas vendas de Natal

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) comemora o bom desempenho das vendas de Natal de 2022. Neste início de ano, a Equipe Aicita ouviu parte de seus associados e muitos relataram, de pronto, que as vendas deste Natal foram melhores que 2021.
Dos que já haviam fechado o balanço, a porcentagem ficou, em média, nos 5% a mais que o Natal passado. Houve destaque ainda para as vendas de última hora, na própria véspera natalina que, desta vez, caiu em um sábado. A maioria dos presentes ficou entre R$ 50 e R$ 200.
O resultado também variou de acordo com o segmento dos entrevistados e as estratégias para vendas, apostando ainda em vendas via internet/redes sociais, propagandas, promoções/descontos e campanhas, como a institucional da Aicita chamada Itatiba Eu Compro Aqui, entregue a todos associados.
Acompanhando a expectativa
Este bom resultado em Itatiba, de acordo com a amostra, acompanha a expectativa nacional. Segundo pesquisa da Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), 44% das empresas entrevistadas também acreditavam neste aumento das vendas em relação ao ano anterior. Em 2021, eram 41% os otimistas.
Para a maioria dos entrevistados (25%), as vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual total. O balanço nacional posterior às vendas ainda não foi divulgado.
Pós-Copa
O que pode ter interferido no desempenho das vendas de fim de ano é o fato de que o Natal, desta vez, veio após a Black Friday e, ainda, esporadicamente, depois da realização da Copa do Mundo.
“Temos visto o consumidor mais cauteloso e menos confiante, além do fato de que a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta”, afirmou, na época, Flavio Calife, economista da Boa Vista.
Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita