Duzentas famílias de Morungaba recebem casa própria

Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (24/6), as 200 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida / CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), localizada no “Residencial Santa Luz”, em Morungaba.

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, agradeceu a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e do Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary.

Em seu discurso durante a solenidade, o prefeito Marquinho destacou como este dia é especial e lembrou quando foi presidente da Câmara e pleiteou as casas populares junto à Secretaria de Estado da Habitação, porque na época havia uma demanda já que há mais de 20 anos Morungaba não contava com novos empreendimentos habitacionais.

“Na ocasião, nos informaram que se houvesse um terreno disponível haveria uma grande possibilidade de construir estas casas. E houve um esforço por parte de todos os vereadores da época para gerar uma economia na Câmara e desta forma conseguimos devolver à Prefeitura em dois anos R$ 1.200.000,00 dos quais R$ 800.000,00 foram investidos na aquisição do terreno. Não há melhor comemoração dos 131 anos de aniversário de nossa cidade do que entregar as casas a estas famílias. Realmente é muito emocionante”, comentou o prefeito que solicitou ao pároco local, o Padre Vitório Gomes de Moraes, que fizesse uma bênção especial ao novo bairro.

“Tivemos o prazer de entregar pessoalmente as chaves da nova casa a algumas das famílias e juntos plantarmos algumas mudas de árvores em frente às novas residências. Foi uma grande alegria. Mas vou pedir aos moradores que cuidem deste bairro, para que tenham uma convivência harmoniosa com seus vizinhos. É depois da mudança que vocês vão transformar este bairro em um verdadeiro lar, mas depende de vocês. Nós fizemos nossa parte: Ministério, Secretaria e Prefeitura, agora é com vocês. Boa sorte e que este bairro seja cada vez mais feliz”, disse o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, que no ato da solenidade representou o governador João Dória.

Após o descerramento da placa inaugural, o Ministro Canuto saudou os futuros moradores e destacou os trabalhadores que participaram da construção do novo núcleo habitacional, citando a diferença que eles fizeram na vida destas famílias. O Residencial Santa Luz totaliza 200 casas com área útil de 49 metros quadrados, 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.

“Cidades como Morungaba trazem muito orgulho para o país, não só pelas belezas naturais, mas também pelo que produz. Aqui é uma região do país realmente diferenciada, com governantes responsáveis e realmente preocupados com a população, cada vez mais essa riqueza poderá ser melhor distribuída e todos poderão ter uma vida melhor e mais digna. Hoje é um dia em que a gente celebra a dignidade – um dia em que o imposto se traduz em dignidade humana. Este é o papel do Estado e do Governo”, discursou o Ministro.

Também participaram da solenidade de entrega das casas: o vice-presidente de Habitação da Caixa Federal, Jair Luiz Mahl; o presidente da CDHU, Eduardo Velucci; o diretor da construtora Faleiros, Edson Faleiros; o presidente da Câmara de Morungaba, Luis Carlos de Lima; a esposa do prefeito Marquinho, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia Oliveira; o vice-prefeito Luis Fernando Miguel e sua esposa Eliana, e representantes de autoridades da região, diretores dos departamentos municipais da Prefeitura de Morungaba, além de prefeitos e vice-prefeitos que também participaram da palestra do Ministro, momentos antes da solenidade.

Após a solenidade, o Ministro Gustavo Canuto foi convidado a visitar duas indústrias locais: a empresa Fernandes Cury Alimentos e a fábrica da Doces David. As duas empresas são uma referência de negócios no município, gera empregos, divulga os sabores típicos da região sendo uma parada obrigatória para os visitantes da Estância.

Palestra do Ministro do Desenvolvimento Regional

Pouco antes da inauguração no Núcleo Residencial Santa Luz, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, recebeu os prefeitos e autoridades da região para uma palestra sobre as ações de sua pasta no Teatro Municipal Fioravante Frare, em Morungaba.

Estiveram presentes principalmente prefeitos e representantes dos municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas, o Circuito das Águas, o Polo Turístico do Circuito das Frutas, e a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

O Ministro do Desenvolvimento Regional falou sobre a integração, em uma única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo.

O Ministério é um dos maiores interlocutores do Governo Federal com os 5.570 municípios brasileiros, atuando de forma articulada com as grandes estratégias de Desenvolvimento Regional e Urbano (Política Nacional de Desenvolvimento Regional e Política Nacional de Desenvolvimento Urbano).

São áreas que afetam diretamente a vida da população. É o MDR que coordenará, por exemplo, o maior programa habitacional do país, o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que realizou o sonho da casa própria e da moradia digna para mais de 4 milhões de brasileiros.

O MDR coordenará também toda a política federal de segurança hídrica, com o intuito de ofertar água à população e à atividade econômica em todo o território nacional.

As obras de mobilidade urbana também estão sob gestão do ministério. O MDR levará adiante iniciativas destinadas a melhorar a acessibilidade de pessoas, serviços e turismo, bem como o escoamento de produção entre as regiões. Além dos repasses e financiamentos concedidos às prefeituras para a execução dos empreendimentos, o MDR cumprirá importante papel para garantir que as cidades elaborem seus planos diretores de mobilidade urbana.

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Política de Desenvolvimento Urbano (PNDU) são a espinha dorsal do Ministério.

Outra estratégia é que as áreas de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) e Desenvolvimento Urbano (SDU-MCid) – essa última, responsável por investimentos federais em obras de prevenção de desastres naturais – estarão numa mesma Pasta. Dessa forma, a atuação federal de gestão de riscos e de enfrentamento a desastres estará centralizada em um mesmo órgão.

Participaram da palestra, o Senador Major Olímpio; o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Oliveira; de Bragança Paulista, Jesus Adib Abi Chedid; de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior; de Jarinu, Eliane Lorencini; de Serra Negra, Rodrigo Magaldi; de Pinhalzinho, Lauro de Lima; de Vinhedo, Jaime Cruz; de Santo Antonio da Posse, Norberto de Olivério Junior (Bertinho); o vice-prefeito de Bragança Paulista Amauri Sodré da Silva; o vice-prefeito de Campinas Henrique Magalhães Teixeira; a vice-prefeita de Valinhos Lais Helena Antonio dos Santos Aloise, e os vereadores morungabenses Antonio Carlos Pellisson de Oliveira, Antonio Salvador Marques, Richard Ishicava, Igor Godoy, Tomas Federicci, Tiago Laranjeira, Virgílio Elias Jr., que também prestigiaram a inauguração das casas populares.

Fonte : Comunicação Social
PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE MORUNGABA

Fotos: Rodrigo Marques PMM