Canil da Guarda Municipal participa de Torneio do Interior Paulista

O canil da Guarda Municipal de Itatiba participou da 1ª edição do “Torneio de Cães de Polícia do Interior Paulista”, competição que integrou o “II Encontro do Interior de Guardas Municipais”, na Expo Dom Pedro, em Campinas, nos dias 16 e 17 de agosto.
A competição trouxe uma disputa entre os canis das Guardas Municipais do Interior, que participaram de provas de Faro e Proteção, com simulações de situações de risco, envolvendo a defesa pessoal e desafiando a habilidade e o foco dos cães no trabalho. Ao todo, 20 equipes participaram.

Representando Itatiba, os cães Azus e Athena, da raça Pastor Belga Malinois, foram conduzidos pelos adestradores GMs Matos e Megda. Com apenas 16 meses de idade já estavam com faro aguçado para competir de igual para igual com cães de alto nível na competição. Para um cão ficar pronto para esse tipo de competição, o tempo médio é de dois anos ou mais.

Esse tipo de competição é considerado como um treino adicional para os cães e para os condutores, pela dificuldade das provas, onde os participantes têm pouco tempo para encontrar entorpecentes e armas de fogo. O objetivo é encontrar o maior número possível, no menor tempo. É também uma preparação para os cães atuarem em operações policiais na cidade, onde podem auxiliar na apreensão de armas e na identificação de drogas.

“Foi muito válida a experiência, pois nunca tínhamos participados de um torneio como esse. Como nosso canil tem somente um ano, é importante a interação com outras guardas municipais com mais experiência. Dessa forma, podemos ajustar as falhas e nos prepararmos melhor. Mostrar um bom resultado nas competições prova que o trabalho está no caminho certo”, comentou o GM Matos. Os cães chegaram ao canil da Guarda Municipal em maio do ano passado e realizam treinamento todos os dias.

O evento também contou com as mais novas tecnologias voltadas para a segurança pública e promoveu discussões sobre a atuação e regulamentações, além de uma oportunidade para discutir a segurança de maneira mais ampla, com a troca de experiências.

Texto e Foto: Prefeitura Municipal de Itatiba