‘Campo+Limpo recebe mais de 3 mil embalagens vazias de agrotóxicos

A primeira edição 2019 da campanha ‘Campo+Limpo’ aconteceu na última quarta-feira (27) e recebeu 3.028 embalagens vazias de agrotóxicos que serão destinadas para o descarte de forma ambientalmente segura e correta.

A campanha promove a conscientização dos agricultores, estimulando as boas práticas de produção agrícola, de forma a minimizar os impactos gerados pela atividade em questão, e assim garantir sustentabilidade da atividade rural em Itatiba, aliando produção agrícola com preservação ambiental, com foco na qualidade dos recursos naturais existentes neste município. Nesta edição, 26 produtores rurais aderiram ao ‘Campo+Limpo’.

A ação é realizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP). Desta vez o evento contou ainda com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba que representa o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA/SP. “Para nós foi um prazer colaborar com essa campanha e, consequentemente, com o meio ambiente. A Associação procura, junto com a Prefeitura de Itatiba e com o apoio do CREA, participar deste tipo de iniciativa tão benéfica”, comentou Marcelo Franceschini, diretor da entidade.

De acordo com Michel de Moraes, coordenador de meio ambiente da Adiesp, as embalagens seguem para o posto de Valinhos (SP). “ As embalagens recolhidas seguem para o posto da ADIAESP em Valinhos/SP como explica o Coordenador de Meio Ambiente da Associação, Michel de Moraes: “Existem duas destinações desse tipo de embalagem. As do tipo laváveis são recicladas, elas se transformam em novas embalagens ou em 19 artefatos de construção civil. Já as não laváveis, como sacos, vão para incineração de maneira correta”, explicou Moraes.

“A campanha teve início em 2017 com uma ação por ano e, desde 2018, aumentamos para duas vezes ao ano. O resultado tem sido muito bom, os produtores tem comparecido cada vez mais. Quero parabenizar os agricultores por aderirem a campanha e ajudarem Itatiba a ser um município cada vez melhor na questão ambiental”, comemorou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

Fonte do Texto:Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba
Crédito das Fotos: Renato Júnior PMI