Câmara de Itatiba aprova quatro projetos nesta quarta (27)

Na 100ª Sessão Ordinária Câmara Municipal de Itatiba, ocorrida na última quarta (27), os vereadores aprovaram quatro projetos de lei.

Dois projetos de autoria do Executivo foram apreciados. O presidente Ailton Fumachi (PR) convocou a 86ª Sessão Extraordinária, após o término da Ordinária, para que os mesmos fossem votados também em segundo turno.

O PL 12/2019 dispõe sobre a concessão de reajuste aos salários dos servidores celetistas e aos vencimentos, proventos e pensões dos servidores estatutários, ativos ou inativos da Prefeitura.

Os salários e vencimentos, proventos e pensões dos servidores ficam reajustados em 3,89%, a partir de 1º de março de 2019. O reajuste previsto incidirá sobre os salários, vencimentos, proventos e pensões reajustados em 1%, conforme estabelece a Lei 5.114/2018.

Já o PL 09/2019 autoriza o Poder Executivo a adquirir e doar uniformes para os atletas e equipe técnica que representarão o Município nos Jogos Regionais do Idoso – JORI e nos Jogos Abertos do Idoso – JAI, na forma e condições que especifica.

Serão adquiridos 180 uniformes para os atletas e equipe técnica, consistente em jaquetas e calças. Para a aquisição dos bens indicados a Prefeitura obedecerá às normas estabelecidas na Lei Federal 8.666/1993 e posteriores alterações.
Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade nos dois turnos.

Segunda discussão

Outros dois projetos receberam aprovação de todos os vereadores em segundo turno.
O PL 108/2018, da vereadora Roselvira Passini (DEM), institui a “Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais” no município.

A campanha possui o objetivo de conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte. A campanha poderá ser realizada por meio de eventos, divulgação de material publicitário, palestras e outros meios de comunicação.

Já o PL 03/2019, do Executivo, dispõe sobre a denominação de unidade escolar.
O Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI, localizado na Rua Angelo Piovani, s/nº, Jardim Alto de Santa Cruz, passará a ser denominado “Profª Ana Maria Jericó Moraes”.

Projetos postergados

Seriam apreciados outros dois projetos.
O PL 13/2019 autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e dá outras providências.
A matéria autoriza a contratação de até R$4.156.812,48 no âmbito do programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, destinado à aplicação em despesa de capital, observada a legislação vigente.

O vereador Willian Soares (Solidariedade) pediu vistas por dois dias ao projeto, que volta na próxima sessão.

Também seria discutido e votado o PL 11/2016, de Flávio Monte (DEM). A matéria dispõe sobre a realização, pela Prefeitura, de show gospel durante a Festa do Caqui.
A matéria foi adiada por quatro sessões, a pedido da vereadora Deborah Oliveira (PPS).

Expediente

Foram aprovados 15 requerimentos dirigidos ao deputado estadual Edmir Chedid (DEM), vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), Prefeitura, CPFL e Sabesp. O total de 27 indicações também foi encaminhado à Administração Municipal. As proposituras podem ser consultadas no site da Câmara: www.camaraitatiba.sp.gov.br/proposituras.

Fonte: Câmara Municipal de Itatiba