Campanha nacional de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda, 23

Em virtude do avanço de casos de coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a campanha nacional de vacinação contra a influenza, com início nesta segunda-feira, dia 23 de março. A meta é vacinar 90% dos grupos elegíveis.

Apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus (COVID-19), a intenção é proteger a população contra o influenza, minimizar o impacto sobre os serviços de saúde e facilitar o diagnóstico diferencial.

A Campanha será dividida em 3 fases:

1ª Fase – Início em 23/03
– Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde

2ª Fase – Início em 16/04
– Devem ser vacinados professores, profissionais de forças de segurança, salvamento e portadores de doenças crônicas

3ª Fase – Início em 09/05
– Serão aplicadas doses em crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas; adultos entre 55 e 59 anos.

Também no dia 09/05 acontece o “Dia D” da vacinação onde todas as unidades de saúde estarão de plantão para vacinar a população que se enquadra no público-alvo da campanha.

“A vacina nessa primeira etapa da campanha estará disponível para todos os profissionais da saúde do setor público e privado, por serem os profissionais que estarão na linha de frente dos atendimentos a todos que apresentarem síndromes gripais, inclusive casos de coronavírus, caso venham a aparecer em nossa cidade. Além dos profissionais da saúde, toda população acima de 60 anos também deverá ser imunizada. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde das 8 às 16 horas de segunda à sexta-feira, podendo o horário ser estendido conforme a necessidade. No Ambulatório Central de Especialidades, a vacina será realizada no auditório com entrada pelo lado externo para evitar o fluxo aumentado de pessoas circulando no local. Serão distribuídas senhas se a procura for muito grande para evitar a espera dentro dos locais fechados. Solicitamos a todos que sigam as condutas de etiqueta respiratória que vem sendo amplamente divulgadas pelas notas do Ministério da Saúde”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fabio Nani.

A campanha nacional de vacinação termina em 22 de maio. Não deixe para a última hora. Previna-se!

Fonte : Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba