Agricultores participam de importantes palestras na Casa da Agricultura

Dando início ao ciclo de palestras a serem realizadas em 2019 por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba e a CATI, na Casa da Agricultura de Itatiba, aconteceu na tarde do dia 21 de fevereiro de 2019 um encontro com cerca de 40 agricultores participantes.

O primeiro assunto abordado foi “Ocupação, Uso e Conservação do Solo, ministrado pelo Eng.º Agrº Afonso Peche Filho, pesquisador-sênior da Unidade de Jundiaí do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Iniciou a palestra alertando para a necessidade em tornar o sistema produtivo mais eficiente. Um dos pontos primordiais é se atentar aos impactos ambientais do uso da terra, evitando a erosão, fenômeno natural em nossa região devido ao tipo de solo encontrado. O engenheiro explicou que a preservação do solo é fundamental para que o agricultor continue a obter renda com sua atividade. Para isso, deve ser adotado planejamento conservacionista, por meio de técnicas como terraceamento, embaciamento, canais de escoamento, caixas de infiltração,dissipadores, conservação de APPs, classificação de capacidade e uso, ocupação e cultivo em nível, calagem, rotação de culturas, talhonamento, manutenção de malha viária e cobertura do solo, a qual ele cita ser prioridade máxima em tempo integral e em toda propriedade.

Na sequência, o Eng.º Agrº Daniel Pinto da Silva Kramer, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) falou sobre a importância para os agricultores adotarem o “Caderno de Campo”. Em uma explicação breve e técnica, ele apresentou o conteúdo da “Cartilha Prática sobre Rastreabilidade e Rotulagem”, desenvolvida pela equipe técnica da CATI, que ajuda o produtor a preencher o “Caderno de Campo”, instituído pela Instrução Normativa Conjunta MAPA/ANVISA INC Nº 2, de 07/02/2018. As principais dúvidas dos agricultores foram sanadas de forma objetiva quanto à questões de rastreabilidade (detecção de origem e movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva) e também sobre o preenchimento do Caderno de Campo Simplificado, Ficha de Identificação de Produtor e Propriedade, Croqui das áreas de produção, Planilha Para Registro de Aplicação de insumos (uma para cada parcela/fração/talhão), Planilha para Registro da Colheita, Ficha do Comprador/Cliente (uma para cada comprador).

Para a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro, eventos como este são de extrema utilidade para o homem do campo, “O que estamos buscando é trazer as informações aos nossos agricultores, já que atualmente temos novas legislações que precisam ser aplicadas muitas vezes na rotina de atividades. Portanto, a Prefeitura de Itatiba será a facilitadora deste processo onde a orientação técnica é imprescindível, é muito importante”.

PROGRAMAÇÃO DURANTE O ANO

Além deste primeiro encontro, durante o ano, novas palestras irão acontecer abordando diversos assuntos de grande interesse para os agricultores como: Uso e Manejo na Irrigação; Aplicação de novas Portarias do DAEE; Licenciamento Ambiental; Manejo Integrado de Pragas; Empreendedorismo Rural e Protocolo de Boas Práticas Agrícolas aos produtores de caqui, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itatiba