Ações de resgate de fauna silvestre são realizadas em Itatiba

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura com apoio da Guarda Municipal Ambiental, Corpo de Bombeiros e o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Associação Mata Ciliar tem realizado diversas ações de resgate de fauna, além de envio de animais feridos ou vítimas de apreensão à própria Associação para reabilitação.

O município conta com grande concentração de animais silvestres por possuir um maciço representativo de vegetação nativa que serve de área de abrigo. Em média 22 animais são resgatados por mês devido a acidentes nas vias públicas por atropelamento, eletrocussão, maus tratos e agressão por animais domésticos.

Para manter a proteção e uma boa relação com a fauna silvestre, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, abriu um Chamamento Público para que os trabalhos de conservação da biodiversidade continuem.

A nova parceria englobará procedimentos como: atendimento de ocorrências envolvendo animais silvestres vitimados na região; atendimento médico-veterinário e acompanhamento biológico dos animais silvestres; apoio a órgãos de fiscalização no combate ao comércio ilegal e demais infrações cometidas contra os animais silvestres e promoção de ações educativas e de conscientização ambiental.

“Para a preservação de nossa fauna silvestre é muito importante a prevenção de acidentes principalmente de atropelamentos em rodovias ou avenidas. Ferramentas como placas educativas, campanhas de educação ambiental e passagens de fauna são fundamentais, assim como o pronto resgate feito em Itatiba pela Guarda Ambiental, que possibilita de forma adequada a condução do animal para local especializado em receber, tratar e devolver posteriormente ao seu habitat. Ou seja, um conjunto de ações integradas implantadas em nosso município contribuem diretamente e substancialmente na preservação de nossa fauna: prevenção, mitigação e cuidados adequados com estes animais”, explica a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

“Os animais silvestres exercem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza que por muitas vezes são desconhecidos pelas pessoas. Em Itatiba, nos últimos anos, foram implantados grandes empreendimentos e com isso o desmatamento acabando com os alimentos dos animais, que por sua vez invadem a cidade a procura desses alimentos, envolvendo em acidentes, e é aí que entra a equipe da Guarda Ambiental de Itatiba para o resgate. O animal, estando bem, volta para a natureza. Estando acidentado ou com qualquer ferimento, é encaminhado à Mata Ciliar que entra com os devidos cuidados e quando estiver bem será devolvido à natureza. Sem essa parceria seria impossível isso acontecer”, comenta Jouberto Lopes, Patrulheiro 1ª Classe.

Texto e Foto: Prefeitura de Itatiba