Aberta a exposição “70 Anos da ETEC Rosa Perrone Scavone”

Na manhã desta sexta-feira (24) cerca de 75 pessoas entre alunos, ex alunos, professores, ex professores e autoridades estiveram presentes no Museu Municipal Padre Francisco de Lima para prestigiar a cerimônia de abertura da exposição “70 Anos da ETEC Rosa Perrone Scavone”- Fazendo História na Educação, comemorado no dia 23 de fevereiro de 2018.

A ETEC Rosa Perrone Scavone faz parte da história afetiva de diversas famílias não só de Itatiba mas de toda Região Metropolitana de Campinas e cidades do Sul de Minas. Tem um papel importante no desenvolvimento econômico gerando empregos. É um trabalho de dedicação, comprometimento e sucesso reconhecido em todo o Brasil.

O Prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira relembrou sua trajetória na ETEC: ”Meu primeiro contato foi no ano de 2002, prestei o vestibulinho e no final daquele ano e passei em primeiro lugar. Iniciei o ensino médio em 2003, no ano de 2005 fundamos o Grêmio Escolar, depois fui estagiário na Secretaria Acadêmica onde aprendi bastante com toda rotina administrativa. Em 2010 voltei ao Rosa como Professor na área de logística e administração”, recorda.

São grandes profissionais e bons cidadãos espalhados pelo País, esta é a contribuição que a escola forneceu para Itatiba nos últimos 70 anos. O Prefeito Douglas ressalta o trabalho de cooperação e a contribuição de cada um coletando esta memória para incentivo aos próximos 70 anos: “Muitas lideranças políticas passaram por lá, o “Rosa” ajudou a formar a Itatiba que é hoje, são diversos costumes, valores, afeições e hábitos. Temos muito que aprender com o nosso passado, precisamos incentivar nossos alunos do 9º ano a visitar esta exposição”, diz.

A ETEC Rosa Perrone Scavone ainda é responsável por boa parte da empregabilidade na cidade. O Secretário de Educação Anderson Sanfins foi Diretor do “Rosa” durante 8 anos e leciona há 23: ”Em 70 anos mais de 30 mil alunos passaram pelo “Rosa”, atualmente contabilizamos 1100 alunos. Nas décadas de 1980 e 1990 éramos a única escola com curso de mecânica e eletrônica gratuito da região, formamos milhares de estudantes que atuam dentro e fora do Brasil. É uma escola associada à UNESCO e referência pelos resultados apresentados. Alunos que saíram do ensino médio e passaram no ITA e em medicina na USP, além do reconhecimento do trabalho em cursos técnicos, o que dá grande visibilidade, e nesta exposição estamos mostrando um pouco do acervo guardado durante este tempo”, diz.

O professor Gelvis Adriano Bassi realizou todo o planejamento de resgate histórico das escolas municipais e, a convite do Secretário de Educação Anderson Sanfins, fez também da ETEC: “Começamos em 2017 com a escola mais antiga da cidade (EMEF Júlio César), no primeiro semestre deste ano fizemos a EMEB Araújo Campos (segundo grupo escolar da cidade) e seguindo uma linha histórica fizemos da ETEC Rosa Perrone Scavone que, apesar de não ser uma escola municipal, é tão tradicional, eficiente, conceituada e querida em Itatiba e em todas as cidades da região ”, pontua.

O Diretor da ETEC Cristiano Augusto de Oliveira comentou sobre a relação de respeito mútuo entre professor e aluno, cada um desempenhando uma função junto à família, mostrando que o ensino vai além da sala de aula o que torna o estudo mais prazeroso. A cerimônia contou com a presença da Sra Adelina Ribeiro Claus e seus familiares. Adelina fez parte do 1º Corpo Docente da ETEC ministrando cursos práticos artesanais (culinária e trabalhos manuais).

A exposição fica aberta ao público até dia 24 de Setembro de 2018. O Museu Padre de Lima está localizado na Praça da Bandeira, 122 – Centro . Horário: terça-feira à sexta-feira das 9h às 17h . Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.

Reportagem: Daniele Marzano