35 pessoas em situação de rua são auxiliadas por Abrigo Emergencial Operação Inverno

Após pouco mais de um mês, espaço encerrou atividades com saldo positivo de atuação

O Abrigo Emergencial Operação Inverno, da Prefeitura de Itatiba, encerrou serviços no último domingo, 29 de agosto. O local, criado especialmente para atender pessoas vivendo em situação de rua durante o período mais rigoroso do inverno deste ano, estava funcionando desde o dia 28 de julho. Foram 33 noites de atividade e 35 moradores de rua beneficiados no total.
Neste período, cinco pessoas foram encaminhadas ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), outras 14 foram encaminhadas ao Abrigo Municipal – fixo – e uma pessoa em situação de rua passou a fazer parte do programa Requalifica, da Prefeitura, para reinserção no mercado de trabalho. Houve ainda duas pessoas encaminhadas para comunidades terapêuticas e 13 pediram auxílio à Prefeitura para voltarem às suas terras natais. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.
Os encaminhamentos ao Abrigo Emergencial Operação Inverno foram feitos a partir de busca ativa nas ruas – especialmente à noite – por meio das equipes da Central de Abordagem Social, da Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda e voluntários. A Central foi implantada em março último, para atendimento específico às pessoas em situação de rua de Itatiba.
No Abrigo Emergencial eram oferecidos cama, cobertor, alimentação e higiene para os visitantes. Os animais de estimação também podiam passar a noite no local, medida fundamental para que as pessoas em situação de rua aceitassem se proteger no abrigo, além de garantir uma noite mais quente para os próprios animais de estimação.
Vale lembrar que Itatiba registrou neste ano um dos invernos mais rigorosos de sua história. Na madrugada do dia 30 de julho, a cidade teve a sua noite mais fria nos últimos 21 anos, com os termômetros marcando 1º C. Desde 21 de julho de 2000, quando a temperatura chegou a incríveis -2,2º C, não fazia tanto frio no município.
Crédito: Renato Jr/PMI