Videoaulas são disponibilizadas para população se exercitar em casa

Em tempos de pandemia e isolamento social a busca por atividades saudáveis e que possam ser feitas dentro de casa aumentaram bastante e pensando nisso, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Itatiba, lançou aulas digitais para que as pessoas possam realizar atividades e exercícios físicos sem sair de casa.

“Nosso objetivo principal é levar qualidade de vida para a população e graças a tecnologia estamos conseguindo ofertar aulas diárias através das nossas redes sociais, para que as pessoas continuem se exercitando dentro de casa”, explicou André Hungaro, Secretário de Esportes. “Até o momento já foram disponibilizados mais de 30 vídeos, inclusive uma live que aconteceu no ‘Dia do Desafio’(27 de maio), para que todos pudessem acompanhar. A programação segue de segunda à sexta, com um vídeo diferenciado todos os dias”, finalizou o responsável pela Pasta.

As atividades visam atender todos os tipos de públicos, passando do pilates iniciante ao treino funciona, do alongamento ao exercício adaptado, aulas de capoeira, dança, atividades para crianças, atividades inclusivas, dança cigana, além de desafios lançados pelos professores, incentivando as pessoas a participarem e fazer exercícios em casa.

“As aulas tem me ajudado bastante, por causa do trabalho chego em casa mais a noite e com os vídeos eu posso fazer em um horário que fica muito bom pra mim, principalmente por ser adaptado para o espaço e materiais que eu tenho em casa”, contou Rafaela Machado de 31 anos.

Uma das preocupações é a realização das atividades de forma correta e sem exageros. “Os exercícios deverão ser realizados de forma confortável e respeitando a sua condição física atual. Neste momento não é hora de fazer exercícios com grandes volumes/cargas diárias. O exercício extenuante provoca uma sobrecarga no sistema imunológico e agora não é um momento adequado para exigir grandes esforços do organismo”, explicou Marcelo Cyrillo, professor que iniciou o ciclo de videoaulas. “Por outro lado, atividades leves e moderadas provocam respostas rápidas e eficientes do sistema de defesa do organismo. Qualquer dúvida procure orientação de um profissional de educação física”, completou o educador.

Além de uma oportunidade para que todos se exercitem em casa, os vídeos também se tornaram uma forma de reaproximar professores e alunos, que mesmo com a distância, ainda possam manter um laço de amizade e ternura.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba