Univesp realiza aula inaugural no Polo Itatiba

Na noite de segunda-feira (17), os alunos matriculados na Univesp – Polo Itatiba, participaram da aula inaugural presencial na EMEB Prof. Eliete Aparecida Sanfins Fuzussi. Os 75 alunos dos cursos do Eixo de Computação e de Licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia integram a primeira turma do Polo da cidade. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia de abertura que contou com a presença do Prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e do Secretário de Educação Anderson Wilker Sanfins.

“É um orgulho muito grande participar da aula inaugural da Univesp após mais de dois anos de batalha para que o polo se instalasse aqui em Itatiba. E já iniciamos como o polo que mais abriu vagas neste semestre. É mais uma oportunidade de ensino gratuito e seguimos trabalhando para melhorar a qualificação das pessoas, o que reverte em mais oportunidades de emprego e geração de renda”, destacou o prefeito Douglas Augusto.

O Secretário de Educação Anderson Wilker Sanfins, explicou o processo de instalação da Universidade em Itatiba, que foi uma iniciativa tomada pela Prefeitura através da Secretaria da Educação. O projeto de implantação da Univesp começou em 2018, com o credenciamento para receber a autorização de funcionamento do polo na cidade. Depois foram feitas visitas e, selecionada a localização. Após a escolha do lugar, foram realizadas adequações no prédio e adaptações dos espaços. Em 2019, finalmente o prédio da EMEB Prof. Eliete Aparecida Sanfins Fuzussi foi autorizado para receber o Polo.

“A segunda etapa foi de capacitação da equipe e participação no vestibular que acontece em todo o estado. Foi um grande sucesso pois tivemos mais de 440 inscritos para a prova realizada em dezembro. Em janeiro fizemos as matrículas e agora, com tudo pronto, realizamos a aula inaugural e os alunos deram início às suas atividades. A localização do Polo também foi pensada para levar a essa região educação superior gratuita e de qualidade. Em nossa cidade também opera a Fatec no Jardim Salessi, que também é pública e gratuita”, comentou o Secretário Anderson.

A Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, foi criada em 2012 como fundação e é uma instituição de ensino superior mantida pelo governo do estado de São Paulo, vinculada àSecretaria de Desenvolvimento Econômico, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa. Isso acontece tanto em momentos on-line como em encontros presenciais, nos polos. Grande parte do curso é realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a vídeo-aulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

As aulas em Itatiba serão ministradas no sistema EAD (Educação à Distância) e o Polo contará com professores e computadores para a realização das provas no decorrer do curso no período noturno.

Fonte do texto e crédito da foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba