Teste para diagnóstico de Covid-19 tem novas regras para realização

Mudanças ocorrem devido à grande demanda atual e à falta de material no mercado

Desde esta segunda-feira, 24/01, a Secretaria de Saúde de Itatiba passa a adotar novos critérios para fazer o teste de diagnóstico da Covid-19, em decorrência da grande demanda existente e também por conta da atual escassez de testes no mercado.

Desta forma, pessoas sintomáticas pertencentes ao grupo de risco passam a fazer o teste rápido nas unidades básicas de saúde. Já as pessoas que não são do grupo de risco, mas que estejam apresentando sintomas há pelo menos três dias, e tenham pedido médico, devem agendar o teste via WhatsApp, no número (11) 4538-8596, para fazer o teste no ACE/SUS.

As regras são baseadas nas novas recomendações estaduais, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o uso racional da testagem rápida de antígeno. Portanto, trata-se de um problema global, não apenas localizado, como é possível perceber.

Profissionais da Saúde e de serviços essenciais e presenciais, como a Segurança Pública, que estejam apresentando sintomas respiratórios há mais de três dias, também podem realizar o exame.

Quem faz parte do grupo de risco?

Como grupo de risco, são consideradas as mulheres gestantes e puérperas, população de rua e maiores de 60 anos ou menores de 5 anos de idade que ainda não começaram o ciclo vacinal ou receberam apenas a primeira dose da vacina anti-Covid.

Pessoas com doenças cardiovasculares, renais, imunossupressão e Síndrome de Down também fazem parte do grupo de risco. Completa a lista obesidade, pneumonopatias e pessoas com doenças neurológicas crônicas degenerativas ou não.

Vale destacar que a campanha de vacinação prossegue em todo município, inclusive com a imunização de crianças. A vacina é a forma mais eficiente e segura para evitar o desenvolvimento de casos graves da Covid-19.

Crédito da imagem: Divulgação/PMI