Sub 13 e sub 15 encerram 1ª Copa da Amizade

Contabilizando mais de 800 participantes, 33 equipes e um saldo de mais de 500 gols, chegou ao fim neste sábado(8), a primeira edição da Copa da Amizade, promovida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Itatiba.

A final aconteceu no Estádio Luiz Scavone-Campo do Operários, e contou com quatro jogos das categorias sub 13 e sub 15 das séries ouro e prata, com direito a muito lance bonito e até cobrança de pênaltis da criançada. Na sequência de cada disputa, também houve a entrega dos troféus de campeão e vice-campeão, a premiação de artilheiro e goleiro menos vazado de cada uma das bases e a entrega das medalhas para todos os participantes, que contaram com o apoio dos familiares e amigos que garantiram uma torcida animada em todas as rodadas.

“A Copa da Amizade veio para tirar o caráter competitivo e de disputa dos participantes. É uma celebração aberta, com mais de 30 times, onde todos podem participar. As regras e as dimensões dos espaços dos jogos foram adaptadas para cada idade, o que conquistou o envolvimento e a participação de todos”, explicou Alcides Bedani Neto, responsável pela Secretária de Esportes. “No ano anterior enfrentamos algumas dificuldades como brigas, julgamentos e até bombas no estádio, e este ano, com o novo formato, tivemos uma aceitação massiva, uma indicação de que estamos seguindo no caminho certo”, completou Alcides.

O Campeonato, que começou em maio deste ano, reuniu diversos times itatibenses divididos entre as categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15, sendo eles de escolas de iniciação em futebol da Prefeitura de Itatiba, Clubes e Escolas Particulares de Futebol.
“O objetivo da Copa da Amizade é causar essa integração entre as crianças, gerar essa vivência. Vai muito além da disputa de futebol, é uma celebração social com bastante participação de todos”, comentou Murilo Soave, educador físico e professor idealizador do campeonato.

MAIS JOGOS

As categorias sub 9 e sub 11 também tiveram o seu espetáculo de encerramento, que aconteceu no início de novembro na pista de atletismo do Parque Ferraz Costa, que se transformou em um verdadeiro estádio para receber os atletas mirins.

Os familiares dos cerca de 260 jogadores também marcaram presença nos jogos da final, que contaram com dois campos montados, onde aconteciam disputas simultâneas de cada categoria. Cada campo contou com a sua estrutura e dimensões considerando a faixa etária dos alunos, respeitando os limites individuais e coletivos das crianças.

PRÓXIMA EDIÇÃO

Os preparativos para a próxima Copa da Amizade já estão em fase de desenvolvimento, trazendo algumas novidades para a sua 2ª edição.

“No próximo ano queremos aumentar o número de crianças participantes; abriremos convites para equipes da região que se interessem em participar, aumentando a nossa estrutura, principalmente nos campos que são adaptados. Também atenderemos as empresas que nos procuraram durante o ano com interesse de apoiar e patrocinar a Copa da Amizade, que incentiva a prática esportiva e a interação social, que aconteceu em Itatiba e se tornou um bom exemplo para outras cidades da região que buscam um modelo como este para aderir”, finalizou Murilo Soave.

Fonte do Texto: Prefeitura de Itatiba
Crédito das Fotos: Alisson Lage PMI