“Somos todos Chaplin” tem exibições de gala no Multiplex Itatiba Mall.

Alunos do Projeto Encena Ação, de Itatiba, deram um show interpretando as peculiaridades do cinema mudo.

(Reportagem: Daniele Marzano Giacomini)

Conforme anunciamos no Tem Itatiba, “Somos todos Chaplin” ,o filme produzido pela professora de teatro Juliana Facina e os alunos do projeto Encena Ação da turma 2020 de Itatiba, teve uma ótima aceitação do público no Multiplex Itatiba Mall, na noite do último sábado, dia 05.
Por conta da pandemia do coronovírus, o isolamento social e todas as incertezas em relação ao futuro, a Prô Ju teve a ideia de produzir um filme com cenas gravadas de forma individual com os alunos e, apoiada pelo seu irmão Israel, deu andamento ao projeto que começou a ganhar vida e se transformou em uma obra prima. A ideia que começou pequena com a pretensão de gravar esquetes com as crianças, se transformou em uma linda homenagem em preto e branco ao inesquecível Charlie Chaplin. A história do filme conta tudo sobre a vida pessoal e artística de Chaplin através de imagens reais dele e de cenas de seus filmes reproduzidas pelos alunos de teatro, que foram divididos em dois elencos, por serem duas turmas e idades diferentes. Os menores, de 07 à 11 anos e os maiores de 12 à 17 anos, que através de aulas online os alunos conheceram mais de perto a vida e as obras de Chaplin, estudaram as peculiaridades do cinema mudo, aprenderam e treinaram as características físicas de Carlito. Passaram por aulas de dança, para a preparação de uma coreografia usada no filme e viveram a experiência cinematográfica de gravar uma cena no Chroma Key verde e ver a magia da edição do cinema.

Digna de eventos da “Broadway”, mas com o diferencial do distanciamento social, a estreia contou com tapete vermelho para chegada dos atores , limousine, painel para fotos e entrevistas individuais. A responsável por todo esse espetáculo é Juliana Facina, que leciona para o projeto Encena Ação há 6 anos e,  em entrevista ao Tem Itatiba, nos falou um pouco sobre os ‘bastidores’ deste projeto ousado .
 
 
Tem Itatiba: Primeiramente parabéns pela pela dedicação com seus alunos ! Como conseguiu conciliar trabalho, família (filhos pequenos) e os ensaios do Chaplin?
 
Prô Jú: “Com apoio incondicional da família, as vovós que ficam com as crianças, o Marido que compreende a ausência. De todos que ajudam no que for preciso”.
 
Tem Itatiba:  “Somos todos Chaplin” era um projeto engavetado, um sonho ou o tema foi escolha aleatória ?
Prô Jú: “Foi um estalo! Pensei em gravar um filme, mas sem saber sobre o que falaria. E diante das circunstâncias de ter que gravar cenas isoladas, com um equipamento amador e sem experiência nenhuma. Eu me lembrei dele que era um artista fenomenal, inovador, corajoso e que me inspirou e virou o alvo da obra.”
Tem Itatiba:  Sentiu dificuldade na parte da mímica?
Prô Jú: “Nenhuma! Eles assimilaram tudo super bem, da parte teórica até a interpretação. Foram muito dedicados, juntamente com o apoio da família, principalmente os menores e isso só me motivava cada vez mais.”
Tem Itatiba:  Um projeto audacioso em tempos de pandemia, ensaiando por zoom, sem qualquer contato presencial e com oito apresentações para manter o distanciamento social (três salas exibindo o filme às 19h e mais três salas às 21h; no domingo, dia 06, com 2 exibições às 10h) no cinema mais “descolado” de Itatiba,  qual o sentimento que carrega com toda essa conquista ?
Prô Jú: “Eu estou eufórica até agora porque eu fiz desde o começo um filme para ser apresentado em um telão. Falávamos até de Drive in, caso o cinema não reabrisse, mas fico feliz que deu certo e poderemos assistir todos juntos o resultado desse trabalho, que envolver crianças, pais, familiares, amigos, parceiros, profissionais, pioneiros, empresários, instituições e com toda certeza um caminhão de união e amor.”
Tem Itatiba: “O papel da família é fundamental para o sucesso. Qual a mensagem que você deixa para os ‘pais dos Chaplins ‘?
Prô Jú:” A pandemia nós trouxe muitas inquietações, preocupações e medos. Foi apavorante! Mas como em qualquer situação, ela também tem seu lado positivo e aflorou em muitas pessoas ideia e saídas que nem elas mesmas sabiam que estavam lá! União entre as famílias de uma forma que já não existia mais. Nos exigiu um cuidado e atenção com os nossos entes queridos que ninguém mais tinha. E no meio desse turbilhão de acontecimentos nós, família Encena Ação, desenvolvemos “Somos todos Chaplin”. Esse filho que é só nosso e de ninguém mais, único e particular que ficará pra sempre em nosso corações.”

“Somos Todos Chaplin”

Produtor Executivo – Israel Santana

Escrito e Dirigido por Juliana Facina

Edição e efeitos – S & L Produtora

 

ELENCO – 07 à 11 anos

ALESSANDRA PAIXÃO, AMANDA FERNANDES,ANA JÚLIA FACINA, ARTHUR TAKAHAMA, BÁRBARA BARRETO, ISADORA CHINAGLIA, LAURA PARRA, LAVÍNIA MEGDA, LORENA ALVES, LUCCA VIEIRA, MANUELA AZEVEDO, MARIANA CAMPOS, MARIA CLARA MACHADO, MARIA EDUARDA PIFFER, MARIÁH GIOVANELLI, MELISSA BEZ, RAFAELA LAPORTA,TAYLA OLIVEIRA.

VITOR TOLEDO

ELENCO  – 12 à 17 anos

ANA JÚLIA TEDIOLA, ANTONELA FRANCISCON, AUGUSTO CAMPOS, CAROLINE ALVES, FLÁVIA MARQUES, GABRIEL BAZANELLA, GIOVANI RODRIGUES, LAURA MORAES,LAYSLA MARQUES,MANUELLA CAMARGO,MARIANA CAMPOS, MARIANA CESTARI, PATRÍCIA MARZANO, TÚLIO FRANCISCON,VINÍCIUS MORAES.

Atenção: Quem quiser conferir  todas fotos , corre na página da fotógrafa Ana Elisa Bianchini. Lá você encontra a limousine, o tapete vermelho e mais fotos do hall de entrada. Aproveite para curtir e ficar por dentro das novidades porque a Ana sempre está trazendo coisas boas do mundo da fotografia !

https://www.facebook.com/anaelisabianchinifotografia

(O Tem Itatiba agradece ao Multiplex Itatiba Mall e à Da Vinci – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental).