“Sejamos nós a transformação que queremos para o mundo”

*Lixo no chão em Itatiba não leva 300 pessoas para Ação Ambiental*

Na manhã deste domingo (01) muita gente acordou cedo para acompanhar a ação de cidadania que envolveu entidades governamentais, não governamentais, empresas privadas e órgãos públicos ‘Lixo no chão em Itatiba não’. A população Itatibense se engajou para prestigiar e colocar a mão na massa recolhendo resíduos em uma caminhada ecológica às margens do Rio Ribeirão Jacaré, na Rua João Batista Leoni, próximo à UPA.

Em discurso emocionado a vereadora Leila Bedani disse que este projeto vem de meses, foram noites mal dormidas para a realização de um sonho: “Essa união da comunidade é um sucesso, sinto uma gratidão enorme a todos os parceiros que colaboraram para a realização no dia de hoje. Quando falamos de lixo imaginamos o lixo da casa e esquecemos do resíduo, a SABESP gasta milhões com a questão do tratamento da água por conta do óleo de cozinha depositado na rede de esgoto. Os reciclados também jogados em bueiros e vias públicas causam danos enormes para o meio ambiente como entupimento de bueiros , enchente, queimadas. O projeto visa a conscientização da população, melhor do que limpar é não sujar”, comenta.

“Todos unidos pela sustentabilidade”

Empresas parceiras cederam lixeiras para automóveis. Zico da Caixa, um dos maiores defensores do meio ambiente esteve presente, o Presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba e do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas Hélio Ribeiro e a Deputada Ana Perugini também abraçaram a causa. A Presidente da LIBRA Itatiba Patrícia Sanfins agradeceu o engajamento da população pelas ações que estão decolando na cidade.

A Secretária do Meio Ambiente de Itatiba da Prefeitura de Itatiba, Dorothéa Monteiro completou que a luta é grande: “Tudo que estamos fazendo é amparado pela questão estrutural, gerencial e legislação. É necessário que as pessoas tenham acesso às informações para iniciar a mudança no meio ambiente. A questão do lixo começa de dentro pra fora, é importante reciclar nossos hábitos, temos que dar bons exemplos, nosso aterro sanitário e cooperativa melhoraram. Estamos nas escolas e com agentes de saúde capacitados entregando cartilhas porta a porta para as pessoas aderirem a coleta seletiva. Atingimos um público de 5 mil palestras de conscientização neste primeiro semestre”, completa.

A ação contou com um café da manhã sustentável, caminhada ecológica, plantio de mudas, oficinas diversas, atividades físicas, feira de adoção de animais e distribuição de materiais informativos e a apresentação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) – Agenda 2030.
Para este evento de responsabilidade social acontecer fundamentais parceiros foram apoiadores: Câmara Municipal de Itatiba, Sabesp, Prefeitura de Itatiba, Jornal de Itatiba, Rádio CRN, ITV, Q Revista, Tem Itatiba, Libra, Jappa, ODS, Rotary Club, Virada Feminina, AEASFI, Associação dos Engenheiros, Casa de Missão Jé-Shuá, Ordem Ambiental,Abrigo Pitukinha,Desbravadores,USF,Colégio Madre Teresa,Carrantos,Malharia Mahen,Phisical Fitness,Auto Elétrica Unidos,Auto Posto Unidos,Supereficiente,Stamptex,Fenix Móveis,Encosta do Sol,Maliber,Wise,Veca,Madeireira Bandeira Branca,JF Transportes.

Não é somente descartar o lixo reciclado (embalagens plásticas em geral,vidros e latas de alumínio)sem lavar. Resíduos domésticos de banheiro, restos de alimentos, embalagens engorduradas e folhagens é lixo comum. Itatiba tem 5 Ecopontos que funcionam de segunda a Sexta-Feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados das 8h às 12h. Descarte corretamente seu lixo para que todos saiam ganhando!

Reportagem e Fotos: Daniele Marzano