Secretaria de Saúde recebe novo Secretário, Dr. Fabio Flores Nani

Em uma cerimônia marcada por um sentimento de gratidão, Dr. Fábio Luiz Alves deixou a Secretaria de Saúde nesta última segunda-feira (15) e tomou posse como Secretário de Saúde, o Dr. Fábio Flores Nani. O antigo secretário passará a assumir um projeto pessoal  profissional, na área da saúde, desenvolvido junto à Unicamp, em Angola, e por isso não teria a possibilidade de conciliar mais os trabalhos como secretário na Prefeitura de Itatiba. Também foi apresentado o Secretário Adjunto de Saúde, Dr. Carlos Alberto Gonçalves Lemes.

“Não temos dúvidas de que temos inúmeros resultados importantes da organização do SUS de Itatiba.  Conseguimos organizar a atenção primária com a Fundação do ABC, a urgência e emergência com a Santa Casa, e pensar essa relação regional de atenção à alta complexidade, temos avanços significativos. E esse trabalho foi possível por todo o apoio do Prefeito Douglas, sempre presente, do Conselho Municipal de Saúde, dos servidores e servidoras, conduzindo a política pública com honestidade. Temos muito ainda a conquistar, mas foi feito um grande trabalho até agora“, disse Dr. Fábio Alves.

Durante o evento, Dr. Fábio, que deixa a Secretaria, recebeu homenagens dos funcionários por todo o trabalho desenvolvido desde 2017. Exemplo disso, são as consultas sob agendamento nas Unidades Básicas de Saúde e o fim das filas de espera por atendimento nas UBS. Hoje, um paciente que necessita de consulta médica pode agendar em menos de 30 dias sua consulta. E os números mostram ainda evolução e aumento no número de atendimentos da Secretaria em 2018 em comparação com 2016, com crescimento de 5.201 pacientes no PSF, aumento na realização de diagnósticos, crescimento de cerca de 20 mil atendimentos odontológicos e cerca de 75 mil atendimentos a mais na atenção básica e especializada.

“Nós tivemos alguns avanços na saúde que o Dr. Fábio fez avançar junto de sua equipe, também com um serviço muito grande na atenção básica, nos postinhos de saúde, com as consultas em no máximo em 30 dias, o Hora Certa no Ambulatório Central de Especialidades, com diversidade de horários na agenda para os pacientes, bem diferente de antes, que eram todos às 7h. Tivemos melhora expressiva em todos os quantitativos e a agora serão novos desafios, junto ao Dr. Fabio Nani e ao Dr. Carlos Lemes, médico cirurgião de Itatiba, melhorando nosso diálogo com os médicos, com a Santa Casa, pra realizar cada vez mais procedimentos cirúrgicos, que agora é nosso gargalo. Tínhamos o gargalo das consultas, no passado, com filas em postinhos, senhas, dia certo para consultas e hoje não temos mais isso. Hoje a pessoa chega ao postinho e marca a consulta para quando quiser. Agora temos que avançar na atenção especializada, cirurgias, bem como em alguns exames de imagem e vamos superar isso”, reforçou o Prefeito, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Durante a cerimônia, Dr. Fábio Alves também recebeu a gratidão do Conselho Municipal de Saúde, por meio do presidente Gilberto Máximo.

O novo Secretário, Dr. Fabio Flores Nani, tem 47 anos, é natural de São Paulo e está há 42 anos em Itatiba. Cursou a Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, em 2016. Além disso, possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco – Campus de Bragança Paulista. Ele ainda participou da equipe de transição do atual governo e também é sócio-proprietário da Clínica Vitta Condomínio de Saúde.

Dr. Fabio é diretor técnico da UPA  em Itatiba, desde agosto 2017 em Convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. É médico plantonista de pronto-socorro/emergência dos Hospitais: Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, UPA Itatiba e do Hospital Itatiba.

“Participei do governo de transição dos processos de desenvolvimento e também na UPA para que a gente pudesse aprimorar esse relacionamento que existe entre a parte de saúde básica à saúde secundária e terciária que são executadas através da UPA  e Santa Casa. Então esses mecanismos todos têm que agora começar a chegar mais próximo do cidadão, ao usuário do sistema do SUS, ou mesmo dos planos de saúde quando dependem dessa demanda. Hoje em dia a gente tem poucos recursos mas a gente tem que começar a avançar no sentido de prover mais atendimento em qualidade possível para o cidadão. Da minha parte, o mais importante que eu gostaria é aperfeiçoar isso e que as pessoas sintam que a saúde está mais próxima e que não há necessidade de a todo momento ficar procurar um hospital”, explicou o novo Secretário de Saúde.

Secretário Adjunto de Saúde

Dr. Carlos Alberto Gonçalves Lemes tem pós- graduação Latu Senso em Administração para Médicos na FGV São Paulo. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, Estágio em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital Irmãos Penteado – Campinas SP; é médico da APAE de Itatiba desde 1993, é médico da Prefeitura Municipal de Itatiba desde 1994, médico do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Itatiba desde 1993, Diretor Técnico da Santa Casa de Itatiba desde 2001, e Preceptor da Residência de Neurocirurgia do Hospital da USF de Bragança Paulista desde 2014.

Fonte: Prefeitura de Itatiba