“Sarau no Museu” é música para apurar os ouvidos em uma noite de outono

Como parte da programação do Festival de Outono 2019, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba, aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 22, o Sarau Literário-Musical, com o Madrigal Recomeços apresentando canto dos Seresteiros e Artes Plásticas.

A Maestrina Dodé Pântano abriu a noite que contou com cerca de 100 convidados falando sobre compartilhar experiências culturais e o convívio social de um sarau noturno: “Fui mais a fundo na minha pesquisa e vi que sarau é um concerto em casa particular, clube ou teatro. Pensei, sempre aconteceram essas reuniões, vemos sarais em obras literárias… Machado de Assis, por exemplo, diz em um de seus contos que aquele pianista ficava cada vez mais triste em um sarau por não conseguir obras clássicas, quando sentava ao piano, dos seus dedos só saíam polkas e ele fazia o maior sucesso. Um pouco antes de Machado, José de Alencar dizia que em um sarau, homens jogam cartas, ajustam alguns negócios, brindam, enquanto uma soprano canta e mocinhas ‘casadoiras’ esperem que os rapazes as tirem para dançar. E que em um sarau há apenas a necessidade de apurar os ouvidos a necessidade e os pés, e eu completo: apenas curtir”, comentou.

Música de qualidade muito aplaudida, agradando a todos e dando a impressão de estarmos em uma casa , o Museu Municipal Padre Lima acolheu com cafezinho, bolachinhas, sorrisos entre amigos enaltecendo a arte . Antes das atrações, Dodé prestou uma pequena homenagem em 1 minuto de silêncio à amiga entusiasta das artes, Yvone Igarashi , que faleceu prematuramente na semana passada.

O Madrigal Recomeços iniciou com três canções, “A Paz, Love of My Life e Marina”. Posteriormente cantou Maria Antonia, do Grupo Seresteiros de Itatiba  e em seguida a Professora , Musicista e Artista Plástica Maria Antonieta Degani Natariani apresentou suas dez telas que estão expostas no Museu.

Para comemorar 20 anos de carreira , o barítono José Luiz Águedo Silva fez um solo do filme “O Barco ds Ilusões – Ol’ Man River”. Doutor Dilço Feltran cantou em homenagem à amiga Yvone Igarashi, a professora de português e literatura da Rede Municipal de Ensino, Olga Grillo, recitou um poema de Carlos Drumond de Andrade. O Madrigal Recomeços retornou em mais uma homenagem à Yvone com duas canções: “Eu sei que vou te amar” e o clássico “Yesterday”, dos Beatles. Marlene de Toledo Lamas interpretou uma poesia de seu vasto repertório e finalizando esta noite alegre com o hino da música popular brasileira “Carinhoso”, do Maestro Pixinguinha, onde todos cantaram juntos.

O próximo evento do Festival de Outono 2019 será nesta sexta-feira, dia 24, às 19h30, no Conservatório Musical Professora Alba Panzarin Degani. Será uma apresentação dos professores e alunos de piano, violão (adulto e infantil) e violino. A entrada é franca. Confira a programação completa no cartaz , o procedimento para retirada de ingressos e participe ! Os eventos são gratuitos.

Reportagem: Daniele Marzano

Agradecimentos: Mila Sanfins, Ana Lúcia Polessi e Washington Bortolossi